Desembargador Leonardo Cupello é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça de Roraima
06/12/2024 15h38 - Atualizado há 1 mês
Leonardo Cupello: novo presidente do TJRR. Fotos: AscomTJ/Divulgação
O desembargador estadual Leonardo Cupello, de 65 anos, foi eleito, nesta sexta-feira (6), novo presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para o biênio 2025-2027. O magistrado deve ser empossado para o seu primeiro mandato em fevereiro de 2025.
Na mesma eleição, o Tribunal Pleno também escolheu outros cinco desembargadores para compor a próxima gestão: Almiro Padilha (vice-presidente), Erick Linhares (corregedor-geral), Elaine Bianchi (ouvidora-geral) e Tânia Vasconcelos (diretora da Escola do Poder Judiciário). Além disso, o colegiado elegeu os desembargadores Mozarildo Cavalcanti e Jésus Nascimento como juízes titulares do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE).
Em seu discurso, Cupello agradeceu aos magistrados, aos servidores, aos membros do Ministério Público de Roraima (MPRR), aos advogados e aos familiares pela confiança em seu trabalho. Ele prometeu exercer uma “gestão compartilhada”. “Esse é o pensamento, a moralidade, a base de tudo, livres como somos democratas, livres e iguais”, destacou o desembargador.
O atual presidente do TJRR, Jésus Nascimento, parabenizou Leonardo Cupello pela eleição. “Desejo, do fundo do meu coração, que ele tenha uma administração plenamente exitosa”. Composição da nova diretoria do TJRR para o Biênio 2025/2027
- Presidente: Desembargador Leonardo Cupello
- Vice-Presidente: Desembargador Almiro Padilha
- Corregedor-Geral de Justiça: Desembargador Erick Linhares
- Ouvidora-Geral: Desembargadora Elaine Bianchi
- Diretora da Escola Judicial de Roraima: Desembargadora Tânia Vasconcelos
Quem é Leonardo Cupello
Leonardo Pache de Faria Cupello nasceu no dia 31 de dezembro de 1958, no Rio de Janeiro. É formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Ingressou na magistratura em 1993 como juiz substituto e foi promovido a juiz de Direito de Caracaraí em 1996.
Na carreira, atuou na primeira e quinta varas criminais e na 2ª Vara Criminal de Competência Residual. Em 2015, foi promovido ao cargo de desembargador do TJRR. Foi presidente do TRE-RR por duas vezes (2020-2021 e 2021-2023). Atualmente, é professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (Uerr). JUÍZES ELEITORAIS
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) elegeu, nesta sexta-feira (6), os nomes de Mozarildo Cavalcanti e Jésus Nascimento como juízes titulares do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) na classe de desembargadores. Eles serão empossados em fevereiro.
Mozarildo Cavalcanti
Atual corregedor-geral de Justiça do TJRR, Mozarildo Monteiro Cavalcanti nasceu no dia 18 de julho de 1970, em Boa Vista. É formado em Direito pela UDF Centro Universitário, mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ingressou na magistratura em 1996 como juiz substituto e foi promovido em 1998 a juiz de Direito de Caracaraí. Atuou na terceira Vara Cível e na primeira Vara da Fazenda Pública. Em 2016, foi promovido ao cargo de desembargador. Presidiu o TJRR entre 2019 e 2021. Já foi vice-presidente e corregedor do TRE-RR. É professor do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Jésus Nascimento
Atual presidente do TJRR, Jésus Rodrigues do Nascimento nasceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1964. É formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ingressou na magistratura estadual de Roraima em 1996.
Inicialmente atuou como juiz substituto na antiga Vara de Tóxicos e Execuções Penais. Em 1996, foi promovido ao cargo de juiz de Direito e titularizado na então quarta Vara Criminal (atual 1ª Vara Criminal), onde exerceu suas funções até tomar posse no cargo de desembargador.
Foi juiz-diretor do Fórum Advogado Sobral Pinto, juiz eleitoral nas primeira e terceira zonas eleitorais, e juiz titular do TRE-RR. Em 2017, tomou posse como desembargador. No TJRR, já foi corregedor-geral de Justiça, vice-presidente e membro da Câmara Criminal. Conteúdo: FolhaWeb