Em Boa Vista, ensinar é mais do que uma profissão: é um ato de amor. Nessa segunda-feira (9), a prefeitura reconheceu os 254 professores destaques da edição 2024 do Prêmio Meritocracia. Com dedicação e criatividade, esses profissionais vêm transformando as salas de aula da capital em verdadeiros espaços de inspiração e aprendizado.
A noite foi repleta de homenagens para os grandes protagonistas da educação municipal que, ano após ano, superam desafios e reinventam o ensino. Segundo o prefeito Arthur Henrique, eles ensinam conteúdos, mas também moldam futuros, com práticas que têm elevado os índices educacionais e colocado Boa Vista em destaque no cenário nacional.
“A educação é a maior ferramenta para a transformação da sociedade, tanto para o desenvolvimento econômico, quanto para melhorar a desigualdade social e dar oportunidade para os jovens quando forem adultos. Os investimentos na educação foram prioridades durante toda a minha gestão. Parabéns aos profissionais que se dedicam todos os dias dentro da sala de aula para dar um futuro melhor a todos e construir uma sociedade mais justa e com mais oportunidades. Ser professor é um dos papéis mais importantes do mundo”, destacou o prefeito.
Reconhecimento e incentivo à inovação
O Prêmio Meritocracia reconhece o talento que nasce das salas de aula da Educação Básica da rede municipal, em 16 categorias, desde os professores bilíngues que ensinam em Wapichana e Macuxi até os educadores de libras, braille, arte e educação física. São eles que, com paixão, adaptam estratégias, criam soluções e levam o aprendizado para além dos livros.
Os premiados deste ano, são exemplos de inovação e compromisso, como é o caso de Luana Cristina dos Santos Camargo, professora na Escola Aquilino da Mota Duarte, que ficou em primeiro lugar na categoria professor mediador e não escondeu a emoção de ser vencedora.
“Ser destaque em uma categoria de um profissional que chegou esse ano na rede municipal, para inovar a educação especial e trazer mais oportunidades de inclusão para as crianças foi maravilhoso. Uma alegria imensa!”, disse.
Já a professora Antonia Silva Souza, da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, garantiu o primeiro lugar na categoria professor do 2º Ano do Ensino Fundamental. “Estou muito feliz e grata por essa oportunidade, sempre sonhei estar em primeiro lugar e esse ano eu consegui”, comemorou.
Durante a solenidade, os profissionais foram presenteados com placas comemorativas e pins (botons) exclusivos, em um gesto simbólico de gratidão. Os vencedores de cada categoria serão premiados com o 14º salário que será pago até 31 de dezembro 2024. Quem garantiu a primeira colocação de cada categoria ganhará também uma viagem de intercâmbio para conhecer o trabalho de outras redes de ensino no Brasil.
“Ficamos felizes e orgulhosos em poder contar com esse time de profissionais, não só esses que estão aqui, mas todo o time da educação municipal e os demais profissionais que também não conseguiram se inscrever por algum motivo. Todos eles fazem a diferença”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.
Meritocracia Ideb - 31 professores de 10 escolas municipais que atingiram ou superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2023) também foram homenageados durante o evento e receberão o 14° salário como forma de reconhecimento pelas boas práticas e o desempenho dos alunos na avaliação.
Mais de uma década de valorização e resultados
Em 11 anos, o Prêmio Meritocracia já reconheceu mais de 2 mil professores e se consolidou como um marco na valorização da docência em Boa Vista. Desde 2021, o evento tem um formato exclusivo para dar ainda mais protagonismo aos educadores que são a base do ensino municipal. A cada premiação, os índices educacionais sobem e novas histórias de sucesso surgem nas escolas.
Esse reconhecimento reflete um investimento contínuo da Prefeitura de Boa Vista nos profissionais da educação. Desde 2015, a Gratificação de Incentivo à Docência (GID) de R$ 800 valoriza o trabalho dos professores, mesmo durante licenças remuneradas. Além disso, ferramentas como Chromebooks e reajustes salariais, somados ao novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), garantem que esses profissionais tenham condições de excelência para ensinar.