16/12/2024 às 08h38min - Atualizada em 16/12/2024 às 08h38min
Boa Vista recebe Blitz da Telefonia Móvel nesta segunda-feira (16)
Ação será acompanhada pelo coordenador-geral de Estudos de Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun
Foto: Ministério das Comunicações Nesta segunda-feira (16), o coordenador-geral de Estudos de Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, participa da Blitz da Telefonia Móvel em Boa Vista (RR), na praça do Centro Cívico, às 10h30. Na ocasião, aparelhos farão a medição da qualidade dos sinais 4G e 5G oferecidos pelas operadoras na região.
Durante a semana, serão vistoriados 21 pontos na cidade com o objetivo de medir a qualidade do sinal e a velocidade de conexão 4G e 5G das três maiores operadoras do país. A ação é desenvolvida pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No roteiro da Blitz, constam os parques do Rio Branco e Anauá; o Aeroporto Internacional de Boa Vista; as praças Fábio Paracat e Aderval da Rocha Ferreira; o Estádio Flamarion Vasconcelos; os bairros Pedra Pintada e Cidade Satélite; entre outros.
Após as vistorias, a Anatel produzirá um relatório que será enviado ao Ministério das Comunicações e, posteriormente, às operadoras. Elas terão seis meses para corrigir as falhas que forem encontradas.
A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
Boa Vista é a 26ª capital fiscalizada pela Blitz da Telefonia Móvel. Antes, o Ministério das Comunicações e a Anatel estiveram em: São Luís (MA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI), Timon (MA), Curitiba (PR), Vitória (ES), Goiânia (GO), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e Aracaju (SE).