Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, recebeu a Blitz da Telefonia Móvel nesta segunda-feira (16)

Ação foi acompanhada pelo coordenador-geral de Estudos de Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun

16/12/2024 17h00 - Atualizado há 1 mês
Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, recebeu a Blitz da Telefonia Móvel nesta segunda-feira (16)
Fotos: Ministério das Comunicações
Blitz da Telefonia Móvel desembarcou em Boa Vista (RR) nesta segunda-feira (16). O coordenador-geral de Estudos de Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, acompanhado de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esteve na praça do Centro Cívico para fazer a medição da qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras da região. Durante a semana, serão vistoriados mais 20 pontos na cidade.

“A Blitz da Telefonia Móvel é uma ação conjunta da Anatel e do Ministério das Comunicações para diminuir os problemas da Telefonia Móvel que todos os brasileiros enfrentam”, disse Braun durante as medições.

A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps. “Há a expectativa de expandir o programa para outras cidades com o avanço das instalações do 5G pelas operadoras”, destacou. 
Após as análises, os técnicos da Anatel geram um relatório com os problemas constatados e notifica as operadoras para que apresentem suas soluções. Elas têm seis meses para resolver os problemas encontrados e, após este período, o Ministério das Comunicações retorna à cidade para novas medições.

A intenção é criar um “Selo Qualidade em Banda Larga Móvel”, que possibilitará que a população tenha acesso à informação acerca da melhor operadora de sua região e do país.
Boa Vista é a 26ª capital fiscalizada pela Blitz da Telefonia Móvel. Antes, o Ministério das Comunicações e a Anatel estiveram em: São Luís (MA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI), Timon (MA), Curitiba (PR), Vitória (ES), Goiânia (GO), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e Aracaju (SE).
 
Fonte: Ministério das Comunicações
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp