22/05/2023 às 07h42min - Atualizada em 22/05/2023 às 07h42min
Votação para escolha de novo conselheiro do TCE-RR será nesta segunda-feira (22), a partir das 10 horas.
Nomes dos candidatos serão encaminhados aos 24 deputados para que votação ocorra de forma fechada; Justiça negou pedido para que eleição fosse aberta
Jorge Everton, Maria da Glória, coronel Chags, Simone Denarium e Régys Freitas disputam a vaga de conselheiro do TCE. A votação para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) vai ocorrer nesta segunda-feira (22) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE), a partir das 10 horas em Sessão Extraordinária.
O nome dos cinco candidatos vão ser encaminhado ao plenário para que os 24 deputados possam então votar. Aquele que obtiver 13 votos, vai ser considerado o novo conselheiro. A votação será fechada, conforme determina o parágrafo único do capítulo IX do regimento interno da Casa, que trata da indicação ao TCE.
A vaga é disputada pelos deputados Coronel Chagas (PRTB) e Jorge Everton (União Brasil), a ex-procuradora do Estado, a advogada Maria da Glória de Souza Lima, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Regys Freitas, e a primeira-dama de Roraima, Simone Denarium.
Apesar da votação secreta, a sessão será transmitida por TV e redes sociais da ALE-RR. Após a votação, o resultado será encaminhado ao Poder Executivo para nomeação, em Diário Eletrônico. Posteriormente, a nomeação é enviada ao Tribunal de Contas do Estado para providências de posse do novo conselheiro.
O cargo de conselheiro do TCE é vitalício e tem salário de R$ 35.462,22. O cargo vago é do conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado, que foi aposentado.