Venezuela fecha fronteira com o Brasil (em Pacaraima) para realizar exercícios militares. VEJA VÍDEO

22/01/2025 13h03 - Atualizado há 5 horas
Venezuela fecha fronteira com o Brasil (em Pacaraima) para realizar exercícios militares. VEJA VÍDEO
O fechamento da fronteira gerou um amontoado de gente dos dois lados - Santa Elena e Pacaraima

A fronteira entre o Brasil e a Venezuela foi temporariamente fechada nesta quarta-feira (22) devido ao início dos exercícios militares “Escudo Bolivariano” no país vizinho. Este é o segundo fechamento em menos de um mês.

A passagem entre os dois países, localizada em Pacaraima, ao Norte de Roraima, está fechada desde a manhã de hoje, com previsão de reabertura após as 12h. A Polícia Militar informou que o tráfego de carros, caminhões e pedestres está suspenso e cones foram colocados para bloquear a passagem.

A área é monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron), que segue acompanhando a situação e fornecerá atualizações conforme necessário.
Vale lembrar que a fronteira já havia sido fechada anteriormente, em 10 de janeiro, durante a posse de Nicolás Maduro como presidente pela terceira vez. O Brasil, até o momento, não reconheceu a vitória nem de Maduro nem da oposição

Pacaraima, que já enfrenta desafios humanitários e logísticos devido ao intenso fluxo migratório nos últimos anos, segue como ponto estratégico na crise venezuelana. A cidade, situada em Roraima, é frequentemente a primeira parada para milhares de venezuelanos que buscam refúgio no Brasil.

posse de Nicolás Maduro, que inicia seu terceiro mandato em meio a denúncias de fraude eleitoral, reacendeu protestos na Venezuela. Manifestantes exigem transparência no processo eleitoral, após o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarar Maduro como vencedor sem apresentar a contagem dos votos. Em contrapartida, a oposição afirma que Edmundo González foi o verdadeiro vencedor.

As manifestações no país vizinho têm resultado em repressões severas, com milhares de prisões e confrontos entre civis e forças de segurança, o que pode intensificar ainda mais o fluxo migratório em direção ao Brasil, sobretudo por Pacaraima.
 

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp