Após 12 horas, Venezuela reabre fronteira em Pacaraima e paralisa exercício militar

"Por medida segurança", Itamaraty orientou brasileiros com necessidade de cruzar para o lado venezuelano a não fazer a travessia durante o fechamento; atividades militares devem ser retomadas nesta quinta (23)

23/01/2025 10h51 - Atualizado há 5 dias
A fronteira do Brasil com a Venezuela, em Pacaraima - Norte de Roraima  -  foi reaberta nesta quinta-feira (23). Na quarte-feira (22) a passagem havia sido fechada para realização de um exercício militar por parte do país vizinho.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que a decisão de fechar a fronteira foi “unilateral das autoridades venezuelanas”. E que o treinamento deve durar até esta quinta-feira (23). Não há informações se o fechamento será realizado novamente.

“Os brasileiros que tenham necessidade de cruzar para o lado venezuelano devem, por medida de segurança, abster-se de fazê-lo”, disse o comunicado do Itamaraty.

A operação “Escudo Bolivariano 2025” envolve diversas tropas e incluem blindados. É a segunda vez que a fronteira é fechada desde a posse de Nicolás Maduro, no dia 10 de janeiro.
Na internet circulam imagens de viaturas venezuelanas aparentemente cruzando a divisa, entrando em solo brasileiro e retornando logo em seguida.

O exercício militar ocorre em um momento de alta tensão política na Venezuela, após a posse de Maduro para mais um mandato presidencial.
A região é monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron).

“A PMRR segue monitorando a área fronteiriça e quaisquer atualizações sobre a situação serão informadas oportunamente”, afirmou a Polícia Militar de Roraima.

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp