O plenário da Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, nesta quarta-feira (12), durante a segunda sessão extraordinária do ano, a criação do Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem). A iniciativa foi instituída por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 01/2025, que altera a Resolução nº 15/2024, referente à estrutura administrativa do Parlamento.
O programa ficará vinculado à Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR e tem como objetivos fomentar o empreendedorismo local, promover educação e capacitação financeira, oferecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e incentivar a criação e formalização de novos negócios.
A proposta, de autoria da deputada Catarina Guerra (União), visa fomentar e dar suporte, principalmente, às mulheres que desejam empreender.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou que ter um centro de referência dentro da Assembleia Legislativa é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à capacitação, principalmente das mulheres, em temas educacionais e financeiros.
“Esse será um novo polo de incentivo ao empreendedorismo, orientando jovens e adultos sobre administração financeira, seja do salário, da receita ou da própria empresa”, ressaltou o presidente Soldado Sampaio (Republicanos).
O Inovem poderá contar com apoio técnico de universidades, cooperativas de crédito, associações empresariais e outras entidades especializadas no setor. A regulamentação da estrutura administrativa será definida por meio de Ato da Mesa Diretora.