A deputada federal Helena Lima (MDB) esteve, nesta terça-feira (19) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar de um tema estratégico para o desenvolvimento de Roraima: o acordo de Integração Brasil-Guiana. A iniciativa visa fortalecer a infraestrutura e o transporte entre os dois países, impulsionando a economia regional e gerando novas oportunidades para o estado.
Na reunião com a equipe internacional da ANTT, foram discutidos os desafios logísticos, a necessidade de infraestrutura e os trâmites regulatórios para a viabilização das rotas de integração. A parlamentar considerou o encontro extremamente produtivo e destacou o compromisso da agência com o avanço da pauta, além do seu empenho em articular com seguradoras brasileiras para atrair empresas interessadas e apresentar incentivos que viabilizem o fechamento do seguro.
“Estou aqui com a equipe internacional da ANTT tratando desse assunto. O que ficou claro é que ainda existem alguns empecilhos, como questões ligadas à seguradora e à licença complementar, mas estamos totalmente empenhados e comprometidos em resolver esses entraves”, afirmou Helena.
Desde o início de seu mandato, Helena tem tratado o assunto como prioridade, destacando o impacto positivo da conexão entre Roraima e a Guiana. “Estamos falando de um projeto que pode transformar a economia local, ampliar mercados para os nossos produtores e empresários, além de fortalecer a posição estratégica de Roraima como corredor comercial para a América do Sul”, afirmou a parlamentar.
Guiana: potência econômica em ascensão
A Guiana tem se consolidado como um dos países com maior crescimento econômico no mundo. Em 2023, seu PIB cresceu 38%, impulsionado pela exploração de petróleo, e as projeções do Banco Mundial indicam que a economia guianense continuará em ascensão, com crescimento estimado de 12,3% em 2025. Diante desse cenário, a deputada enfatiza que Roraima não pode ficar de fora desse movimento de expansão.
“Precisamos garantir que essa conexão aconteça de forma eficiente, abrindo caminhos para o comércio, turismo e novos investimentos no nosso estado”, ressaltou a parlamentar.
A ANTT é responsável por regulamentar e garantir a operação do transporte internacional terrestre entre os dois países, e a deputada seguirá acompanhando de perto cada etapa desse processo.
“Nosso compromisso é fortalecer esse acordo e essa junção comercial entre Brasil e Guiana. Roraima tem uma expectativa muito grande de vender e negociar com a Guiana, que é um dos países que mais cresce no mundo, e tudo isso só funciona se tivermos transporte”, reforçou.
Com essa articulação, Helena Lima reafirma sua atuação incansável na área de infraestrutura e integração regional, trazendo benefícios diretos para Roraima e consolidando seu papel como uma das principais vozes na defesa do desenvolvimento do estado.