EUA manda alerta para a Venezuela sobre ataques contra a Guiana

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que Venezuela pode viver um “dia ruim” se atacar Guiana ou a Exxon Mobil

28/03/2025 08h24 - Atualizado há 5 dias

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, fez um alerta sobre possíveis ataques da Venezuela contra a Guina ou instalações da gigante do petróleo Exxon Mobil.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27), o chefe da diplomacia de Donald Trump disse que o país comandado por Nicolás Maduro pode viver um “dia ruim”, caso realize operações contra os dois locais.


Anexação de Essequibo

  • Desde 2023, Maduro tem alimentado tensão com o governo da Guiana.
  • No país está localizada a região de Essequibo, que ocupa dois terços do território do país e é reivindicada pelo regime de Maduro.
  • Em abril de 2024, Maduro assinou uma lei que anexa Essequibo, rica em recursos naturais, à Venezuela. Na prática, nada mudou até o momento.
  • Contudo, uma possível incursão militar venezuelana contra a Guiana poderia envolver diretamente o Brasil. Isso porque o único caminho por terra entre os dois países passa pelo território brasileiro.
  •  

A declaração de Rubio aconteceu durante uma visita à Guiana, alvo de ameaças há anos por parte da Venezuela, que reivindica a região de Essequibo.

“Seria um dia muito ruim para o regime da Venezuela se eles atacassem a Guiana, a Exxon Mobil, ou qualquer coisa assim”, disse o secretário de Estado norte-americano. “E isso não acabaria bem para eles”.

No início de março, a tensão entre Venezuela e Guiana voltou a crescer. Isso depois de a guarda costeira venezuelana ser acusada de entrar nas águas guianesas, e se aproximar de uma instalação da Exxon Mobil.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp