Exposição encerra com trabalhos acadêmicos e mesa redonda sobre eficiência da saúde em Boa Vista

Evento ocorreu no Teatro Municipal e faz parte da parceria entre a prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF)

- Informações e fotos: Semuc/Prefeitura
10/05/2025 07h33 - Atualizado há 6 horas
Exposição encerra com trabalhos acadêmicos e mesa redonda sobre eficiência da saúde em Boa Vista
Foto: Semuc/Prefeitura

1ª Exposição de Inovações e Saberes em Cuidados de Saúde no SUS, promovida pela Prefeitura de Boa Vista em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), encerrou nesta sexta-feira, 9, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da rede municipal e uma mesa redonda sobre os indicadores do município.

O principal destaque da programação foi a apresentação dos dados utilizados como ferramenta de análise e planejamento para fortalecer a atenção à saúde no município, além de servirem de objeto de estudo aos acadêmicos de mestrado e doutorado. Entre os destaques, estão:

·       A proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica, que ajuda a identificar onde a Atenção Primária pode ser fortalecida;

·       O tempo médio de internação hospitalar, que contribui para avaliar a eficiência da Atenção Especializada e otimizar os fluxos de atendimento e

·       A proporção de encerramento de casos de doenças de notificação compulsória em até 60 dias, que demonstra a capacidade de resposta da Vigilância em Saúde.

Segundo o professor doutor da UFF e coordenador das turmas de Boa Vista, Herdy Alves, a iniciativa coloca o município de Boa Vista como uma referência nacional. “É o primeiro município a promover esse tipo de construção, em que o conhecimento nasce da vivência local e retorna ao serviço em forma de inovação. É uma ação pioneira no campo da saúde pública”, afirmou.

A representante do Ministério da Saúde, Tatiane Batista, ressaltou a importância do evento para o futuro do município, destacando os objetivos daqui para frente. “O fortalecimento da conexão entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada, além de promover a integralidade e continuidade do cuidado, são alguns dos pontos que serão trabalhados por todos nós”, apontou.

Desafios e perspectivas

A superintendente da Atenção Especializada do município, Francinete Rodrigues, compartilhou com o público os desafios e perspectivas do município quanto a melhorias do serviço. “É o momento ideal para apresentar nossa realidade, porque os mestrandos e os doutorandos estão concluindo seus trabalhos de propor melhorias ao serviço”, disse.

O vice-prefeito de Boa Vista e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, ressaltou que o evento trouxe à tona não só as melhorias que a gestão tem a desenvolver no atendimento público de saúde, mas também as potencialidades, experiências e propostas dos servidores que fazem a saúde do município acontecer todos os dias.

“Antigamente, para uma educação continuada, a gente precisava sair daqui e se dirigir aos chamados ‘grandes centros’. E hoje é possível trazer isso para cá, trabalhando com os profissionais que vivem as dificuldades, que conhecem a realidade. É algo que vem para transformar a saúde do município”, destacou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp