Assembleia Legislativa reforça diálogo entre os Poderes em homenagem ao ministro Edson Fachin

Presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, destaca parcerias com Judiciário durante entrega da Medalha Mérito Judiciário ao vice-presidente do STF

- Informações e fotos: SupCom/Assembleia
16/05/2025 15h50 - Atualizado há 4 dias

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), participou nesta sexta-feira (16) da cerimônia de entrega da Medalha Mérito Judiciário ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. A solenidade ocorreu no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto e reuniu autoridades dos três Poderes e representantes do sistema de Justiça.

A honraria, concedida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições à Justiça e à sociedade. Nesta edição, o ministro Edson Fachin foi homenageado por sua trajetória de defesa da legalidade, dos direitos humanos e da democracia.

Representando o Parlamento estadual, o presidente Soldado Sampaio destacou, durante a solenidade, a importância do diálogo institucional e aproveitou a ocasião para apresentar ao ministro um panorama dos principais desafios enfrentados por Roraima.

“Recebemos o ministro com alegria e, em nome da Assembleia Legislativa, reforçamos que Roraima é uma terra de esperança, de oportunidades e que acolhe a todos com generosidade. Também compartilhamos os impactos da migração e a importância de manter viva a defesa das minorias. É essencial que essas informações sejam socializadas, sobretudo com quem, em breve, presidirá o STF”, afirmou o parlamentar.

O ministro Edson Fachin agradeceu a homenagem e reforçou a relevância da atuação conjunta entre os entes da Justiça e demais instituições democráticas.

“Recebo esta homenagem com gratidão e me sinto, desde já, ligado a esta terra que tão generosamente me acolhe. Se esse acolhimento continuar assim, corro o risco de voltar. Esta medalha reconhece não só a mim, mas todo o sistema de justiça brasileiro”, declarou o vice-presidente do STF.

O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, também exaltou a trajetória do homenageado e sua contribuição para o fortalecimento do Judiciário.

“Esta homenagem reconhece um dos mais respeitados magistrados do país. Sua trajetória profissional e seu compromisso com a Justiça refletem os valores mais elevados da magistratura brasileira”, afirmou.

Parcerias institucionais em defesa da cidadania

A Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça de Roraima mantêm uma parceria sólida em ações de promoção dos direitos humanos, com ênfase no combate à violência contra a mulher. Um dos destaques é o trabalho conjunto com o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), vinculado à Secretaria Especial da Mulher da ALE-RR.

Em 2024, um aditivo ao termo de cooperação entre as instituições ampliou a atuação conjunta e fortaleceu iniciativas como o Centro Reflexivo Reconstruir, que atende autores de violência doméstica encaminhados pela Vara de Execuções, Penas e Medidas Alternativas (Vepema) do TJRR.

No Centro, os participantes frequentam rodas de conversa e palestras com foco educativo e reflexivo. As atividades variam conforme a pena definida pela Justiça, com o objetivo de promover a responsabilização e prevenir a reincidência.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp