Samir Xaud conquista 22 federações e encaminha eleição à presidência da CBF com a 'benção' de Gilmar Mendes

Presidente da Federação Roraimense de Futebol é bem cotado e fica perto de assumir o cargo máximo da entidade

17/05/2025 06h43 - Atualizado há 1 dia

Ao fim de um dia inteiro de articulações nos bastidores, Samir Xaud, presidente eleito para comandar a Federação de Roraima de 2027 a 2030, desponta como principal candidato da nova eleição da CBF, marcada para o dia 25 deste mês.

Xaud é o nome de 19 das 27 federações e também tem apoio do interventor Fernando Sarney, que assumiu o cargo após a decisão da Justiça do Rio de afastar Ednaldo Rodrigues.

O presidente afastado aguarda recurso movido no STF para avaliação do Ministro Gilmar Mendes, mas de Brasília também já houve sinalização de que o pedido não deve ser aceito.

Inclusive, Samir Xaud é o nome indicado por Gilmar Mendes para as federações. O ministro, como se sabe, é figura influente nos rumos da entidade. Pesa conta o nome de Xaud, de 41 anos, a resistência dos clubes da Série A, em função de sua inexperiência. Mas pelo apoio colhido até agora, o status é de favorito.

Outros nomes surgiram como alternativas, como o do presidente da Federação de São Paulo, Reinaldo Carneiro Bastos, mas o consenso entre outras federações entorno do seu nome é difícil.

Samir é filho de Zeca Xaud, que por 40 anos comandou a entidade de Roraima, composta por oito clubes, nenhum deles integrante das três primeiras divisões do Brasileirão.

"Sou signatário do “Manifesto pela estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro”, ao lado de colegas de outras 18 federações, e o que tenho para dizer no momento está naquele importante documento" – disse Samir.

A eleição

Com o anúncio da eleição na CBF para o próximo dia 25, o vencedor já receberá o técnico Carlo Ancelotti, no dia seguinte, como presidente da entidade. O interventor Fernando Sarney montou o calendário da assembleia eleitoral e definiu que a posse ocorrerá imediatamente após o pleito.

O mandato terá validade de 25 de maio de 2025 até 24 de maio de 2029. Além do presidente, a eleição definirá os oito novos vices, três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal da CBF.

A assembleia terá início às 10h30, na sede da CBF, caso estejam presentes metade mais um do colégio eleitoral da entidade. Em caso negativo, haverá uma segunda chamada, às 11h30. Esta sim irá começar mediante qualquer fórum.

Participam da votação os presidentes das 27 federações estaduais e representantes dos 40 clubes das Séries A e B. O voto dos primeiros tem peso 3. Já as agremiações da primeira divisão têm peso 2. Por fim, os da Segundona votam com peso 1.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp