O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), designou à Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e de Ação Social, adoção de providências sobre a denúncia veiculada na mídia local e nacional, na qual jovens e adolescentes de Boa Vista aparecem envolvidos em lutas clandestinas em locais públicos da cidade.
Na reportagem se evidência que além das lutas, os menores de idade tinham seus nomes e rostos expostos em rede social, utilizadas para promover as lutas.
No documento enviado à presidente da comissão, deputada Joilma Teodora, o presidente da Assembleia destaca que as lutas colocam em risco não só a integridade física de crianças e adolescentes, como também a emocional, violando direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“É inaceitável o que estão fazendo com nossas crianças e adolescentes. Exploração não se tolera, se combate! A comissão vai acompanhar esse caso de perto. Nossos jovens merecem respeito, esporte, cultura, lazer e oportunidades de verdade”, afirmou.
Entre as providências a serem tomadas pela Comissão, Sampaio solicita a elaboração de relatórios e um plano de ação para intensificar o enfrentamento da exploração de jovens e adolescentes no estado de Roraima. Além de uma atuação para prevenir que esses menores de idade permanecam expostos a tipo de violência.