Em solenidade marcada por emoção e reconhecimento nesta terça-feira (8), o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Samir Xaud, recebeu três das mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa de Roraima, durante sessão solene no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.
Das homenagens, Samir Xaud recebeu a medalha Grande Mérito, proposta pelo deputado Armando Neto (PL); a medalha Mérito Especial, de autoria do deputado Jorge Everton (União); e a Comenda Orgulho de Roraima, iniciativa dos deputados Dr. Cláudio Cirurgião (União) e Coronel Chagas (PRTB).
Samir Xaud falou da emoção em retornar ao Estado natal após meses fora, e da alegria em ser homenageado pela sociedade local. “Este momento representa um sonho, especialmente para quem esteve ausente de Roraima por dois meses, após uma campanha desafiadora e gratificante. É emocionante reviver esses momentos e receber essas honrarias, é um prazer imensurável”, afirmou.
Xaud também destacou os próximos passos à frente da CBF, como a construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista, que será viabilizado em parceria com a Fifa (em inglês, Federação Internacional de Futebol).
“Estamos implementando um novo modelo de gestão descentralizado, em que todas as federações serão tratadas com igualdade. Com apoio da prefeitura e aprovação de lei municipal, conseguimos a doação de uma área de 30 mil metros quadrados. Nosso objetivo é inaugurar esse centro já no próximo ano”, revelou o presidente da CBF.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou que a homenagem representa o reconhecimento de todo o povo roraimense. Para ele, Samir leva o nome de Roraima além das fronteiras nacionais e internacionais, com competência, dedicação e profundo conhecimento do esporte.
Autor da medalha Mérito Especial, o primeiro-vice-presidente da Casa, deputado Jorge Everton (União), ressaltou a trajetória de Samir e a importância dele para história esportiva do País.
“É um orgulho para Roraima ter um roraimense no topo da maior confederação esportiva do país. Samir não chegou por acaso. Ele conquistou seu espaço com competência, formação técnica e experiência. Sua atuação, tanto no esporte quanto na saúde pública, é motivo de admiração. Tenho certeza de que ele vai levar o nome de Roraima por todo o mundo”, ponderou Everton.
Força do futebol local
A homenagem também foi celebrada por representantes da comunidade esportiva. O pai do homenageado e presidente da Federação Roraimense de Futebol, Zeca Xaud, afirmou que a conquista é uma valorização do esporte local. “Samir tem feito de tudo para melhorar o futebol em nosso estado e esse reconhecimento engrandece Roraima”, afirmou.
Já para o presidente do Náutico Futebol Clube, Marcelo Pereira, a homenagem é um marco para a valorização do futebol no estado. “Com Samir à frente da CBF, conseguimos dialogar diretamente com quem entende nossas dificuldades. Ele abriu espaço para os clubes e tem nos dado apoio. Isso representa um avanço enorme para o futebol roraimense”, frisou.
Trajetória do homenageado
Aos 41 anos, Samir de Araújo Xaud é médico infectologista e especialista em medicina esportiva. Foi diretor do Hospital Geral de Roraima, secretário adjunto de Saúde de Boa Vista e presidente do Sindicato dos Médicos. Como esportista, foi atleta de futebol, jiu-jitsu e kart, além de gestor na Federação Roraimense, onde promoveu uma revolução no calendário esportivo do estado.
Foi eleito presidente da CBF em maio de 2025 com a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. O compromisso da nova gestão da CBF é com uma gestão descentralizada, profissionalizada e voltada para todas as regiões do país.