A COLUNA DO PERÔNNICO: Teria Denarium contribuído para o tarifaço aplicado por Maduro aos produtos de Roraima? VEJA VÍDEO

- Por Expedito Perônnico
26/07/2025 11h21 - Atualizado há 21 horas
A COLUNA DO PERÔNNICO: Teria Denarium contribuído para o tarifaço aplicado por Maduro aos produtos de
Antonio Denarium e Mohamed Irfaan - presidente da Guiana - em recente visita ao país vizinho. Foto - Divulgação-Presidência da Guiana

Vagueia pelos corredores de Brasília um forte falatório de que a motivação para o tarifaço de 77% aplicado pelo teocrata Nicolás Maduro às exportações brasileiras foi por conta de uma visita que o governador de Roraima, Antonio Derarium (PP), fez à Guiana no início deste mês de julho.

Todos sabem que Venezuela e Guiana vivem clima de tensão permanente pela disputa do território do Essequibo e todos que se aproximam ou demonstram predileção pelo país vizinho – agora uma próspera província petrolífera – causa irritação ao ditador venezuelano.

E por coincidência ou não, a taxação ocorre poucos dias depois que o mandatário roraimense liderou missão a Georgetown para anunciar que Roraima e a Guiana estavam a partir dali celebraqndo uma parceria para o fortalecimento das duas economias e construir uma ponte com os países do Caribe.

E o que teria irritado mais ainda o Maduro – segundo um advogado de Brasília que fez contato com o Blog na manhã deste sábado (26) – é que Denarium fez questão de anunciar com fatura em suas redes sociais – e ao lado do presidente da Guiana Mohamed Irfaan Ali – que estava nascendo ali a mais bem afortunada e próspera parceria comercial da região. veja vídeo abaixo

Vejam bem, há anos é o mercado venezuelano que mantém aquecido o agronegócio roraimense e muitas outras cadeias produtivas. Para melhor informação a Venezuela é o principal parceiro comercial de Roraima, sendo destino de mais de 70% das exportações do Estado registradas nos últimos anos.

Denarium – por descuido ou por arroubo mesmo, a fim de tentar melhorar sua imagem pegando carona na prosperidade guianense – ignorou essa pujante parceria com a Venezuela que dura décadas.

Ai, em retaliação, Maduro aplicou a norma que não se trata de aumento de impostos e sim suspensão dos descontos tarifários que Roraima tinha de benefícios por exportações.

O regime de tarifas até então vigente permitia os produtos roraimenses a fronteira sem cobrança de alíquota, que dava redução de impostos até 100% de produtos mandados daqui.

Então se é por acidente ou por irresponsabilidade de Denarium, o fato é que uma conquista diplomática construída há anos, foi simplesmente destruída porque o senhor Antonio Oliverio Garcia de Almeida foi fazer gracinha na Guiana ignorando que nosso maior parceiro está ali na fronteira norte e que nutre afeição alguma pelo outro vizinho do leste.

O Blog apurou que desde o dia 17 deste mês, os compradores da Venezuela têm reportado à Câmara de Comércio de La Guaira que o sistema venezuelano Sidunea, utilizado para declaração das mercadorias, não tem processado os certificados de origem de produtos brasileiros, a princípio isentos de tarifas em virtude de acordos vigentes entre os dois países.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp