A COLUNA DO PERÔNNICO: Denarium está inelegível e não pode ser candidato a nada em 2026. Nem seu vice Damião

- Por Expedito Perônnico
27/07/2025 13h31 - Atualizado há 6 horas

Antonio Oliverio Garcia de Almeida, que atende pela autonomásia de Antônio Denarium, está usando os canais de mídia que lhe oferecem parceria – todos pagos com o dinheiro da comunicação estadual, ou seja, do povo – para promover uma provável candidatura ao Senado no ano que vem.

É tudo mentira, balela pura e o povo de Roraima precisa ter mais atenção aos fatos e não ao que é noticiado pela mídia paga.

Denarium e seu vice Demião estão inelegíveis pelo TRE. Foram condenados em colegiado em 4 ações por práticas reprováveis ao direito democrático e cometeram crimes eleitorais irreparáveis na eleição passada.

Logo esse apelo de que Damião será seu sucessor em 2026 e que uma das vagas de senador será disputada por Denarium é mentira, pura aleivosia, enganação, conversa fiada de Denarium.

A pareia até pode sonhar com essa possibilidade, mas antes precisa de um registro oficial de candidatura para disputar o voto do eleitor roraimense em 26, algo que lhes será negado oficialmente pelo TRE.

Pelas condenações impostas em Roraima, Denarium/Damião estão inelegíveis pelos próximos 8 anos. Assim diz a legislação eleitoral para criminosos flagrados pela prática de abuso do poder econômico e político, compra de votos e outras falcatruas mais.

Denarium tem espalhado que é “pré-candidato ao Senado Federal” e conta “com o apoio de toda a população”. Quanta pretensão!

Em novembro de 2024, Denarium teve o mandato cassado pela quarta vez pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RR) por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022.

Vejam os crimes cometidos por Denarium, segundo apurou a Polícia Federal, cujas provas serviram para manter a cassação dele no Tribunal Regional Eleitoral (TER) e mantidos pela Procuradoria Geral da República:

  • Executar reformas nas casas de eleitores roraimenses, por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022 — ano de eleição;
  • Distribuição de cestas básicas em ano eleitoral;
  • Transferência de R$ 70 milhões em recursos para municípios às vésperas do período vedado pela lei eleitoral;
  • Promoção pessoal de agentes públicos;
  • Viés eleitoral na transferência bancária da quantia de pouco mais de R$ 22 milhões;
  • Aumento de gastos com publicidade institucional;
  • Finalidade eleitoral na distribuição de gêneros alimentícios em Alto Alegre;
  • Utilização de recursos públicos para fins políticos no Festival da Melancia;
  • Nomeação de cabos eleitorais nas vésperas da campanha de 2022.

É dever do povo de Roraima, mais precisamente do eleitor, procurar entender o momento atual e a situação elegível de Antonio Denarium e Edilson Damião que estão sob julgamento no TSE.

O primeiro processo, com relatoria da ministra Izabel Galloti, já está em julgamento, onde houve leitura preliminar do relatório e espaço aberto para sustentação oral de defesa e acusação e tudo.

O processo saiu de pauta sem qualquer explicação da presidente, ministra Carmem Lúcia, – e isso completa um ano no próximo mês de agosto – mas legalmente encontra-se em julgamento. E pode voltar ao plenário a qualquer momento, onde, pela consistência das provas, espera-se a condenação aos réus – Denarium e Damião.

Portanto aqui vai uma advertência aos desavisados, aos ignorantes da causa e àqueles que teimam em promover uma candidatura de Denarium: até chegar ao registro definitivo que permite disputar o voto, a jornada é longa.

Começa no juízo de 1ª instância – onde será negado, obviamente – passa pela segunda instância, onde será negado, obviamente – e finda no TSE. Com boa perspectiva de ser negado também, pela obviedade dos fatos cometidos. Então, eleitor roraimense, fica experto para lamúrias de Denarium.

 

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp