O médico roraimense Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), esteve em Balneário Camboriú, nesta sexta-feira (15), para a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol. Durante o evento, esclareceu sobre a possibilidade de criação de uma Série E no futebol brasileiro.
— Série C e Série D são totalmente pagas pela CBF. O que nós vamos fazer é investir mais nos campeonatos. Daqui 60 dias, a CBF vai apresentar o novo calendário de 2026. […] Em nenhum momento falei no meu discurso sobre Série E. Isso foi levantado por parte da imprensa. Não vou falar sobre agora porque não posso. Mas nosso objetivo era melhorar nossos campeonatos. Temos alguns importantes que não eram valorizados e agora estão sendo vistos com outros olhos pela CBF — esclareceu Xaud.
Além disso, também falou sobre questões como o fair play financeiro nos clubes brasileiros.
— O que a CBF quer é achar um modelo sustentável, que se encaixe na realidade do Brasil. Isso é um processo, tínhamos que dar um pontapé inicial e foi feito. A gente acredita que, depois de 90 dias, saberemos qual é o melhor caminho para seguir, se adaptando ao futebol brasileiro, e então começaremos um processo de transição. Não é rápido, mas deve avançar e sair do papel. Esperamos que, no menor tempo possível, consigamos implementar o fair play financeiro, para dar sustentabilidade ao futebol brasileiro e evitar um colapso — explicou.
O Centro de Desenvolvimento do Futebol faz parte de mais uma etapa do “Legado da Copa do Mundo”. A CBF, em parceria com a FIFA e Federação Catarinense de Futebol (FCF), inaugurou o complexo que fica em Balneário Camboriú nesta sexta.