OBRA EM FASE DE CONCLUSÃO: Aneel confirma testes de energização do Linhão de Tucuruí para o dia 8 de setembro

- Fonte: Eneel
27/08/2025 07h49 - Atualizado há 8 horas
OBRA EM FASE DE CONCLUSÃO: Aneel confirma testes de energização do Linhão de Tucuruí para o dia 8 de setembro
Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ENEEL) inspecionam obras da subestação de Boa Vista. Foto: Aneel

Entre os dias 18 e 22 deste mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou uma fiscalização em campo nas obras da Transnorte Energia S.A. (TNE). O objetivo foi verificar o estágio final de implantação da Linha de Transmissão de 500 mil volts (500 kV), bem como das subestações Lechuga, Equador e Boa Vista. 

Com o inicio dos testes de energização previstos para 8 de setembro, será viabilizada a interligação eletroenergética do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O empreendimento compreende 724 km de linhas de transmissão e três subestações — Lechuga (AM), Equador e Boa Vista. 

A conclusão das obras permitirá a redução do consumo de combustíveis fósseis na região, contribuirá para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e promoverá maior qualidade e segurança energética. 

Durante a fiscalização, a equipe da ANEEL concentrou-se na inspeção das subestações e da linha de transmissão, com atenção especial aos aterramentos dos pés de torres, travessias e transposições, além das instalações destinadas ao atendimento das cargas dos serviços auxiliares em corrente contínua e alternada, incluindo a inspeção de um trecho de aproximadamente 120 km de linha construído dentro da Terra Indígena Waimiri Atroari. 

Foi constatado que as obras estão em fase final, com os trabalhos de comissionamento avançando rapidamente para garantir a realização dos testes e a entrada em operação. 

A entrega do empreendimento representa um avanço significativo para a qualidade de vida da população de Roraima, reforça a segurança energética do estado e melhora a confiabilidade do sistema elétrico da região Norte.

Estão com seus dias contados os cerca de 120 caminhões-tanque que circulam diariamente entre Manaus e Boa Vista transportando gás e óleo diesel para abastecer a geração de energia elétrica no estado — cenário que será transformado com a interligação ao SIN.

Fiscalização
Fiscalização
.

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp