Prefeitura de Boa Vista apresenta inovação e empreendedorismo na AmazonTech 2025

No stand, o público tem acesso aos serviços e investimentos feitos pela gestão municipal

- Informações e fotos: Semuc/Prefeitura
05/09/2025 11h06 - Atualizado há 7 horas

Até este sábado (6) no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Prefeitura de Boa Vista marca presença em um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia, o AmazonTech 2025.

Na abertura oficial do evento, o prefeito Arthur Henrique falou sobre a evolução do cenário de inovação e tecnologia em Boa Vista nos últimos anos, destacando o potencial de desenvolvimento econômico impulsionado pelos setores para outras áreas, como agricultura, turismo e educação.

“Temos empresas em Boa Vista que hoje disputam cenário com empresas internacionais porque inovaram com tecnologia. Pra vocês terem uma ideia, uma startup criada no CMI desenvolveu o ambiente de Boa Vista há 135 anos, mostrando como era a nossa cidade a partir de óculos de realidade virtual. E hoje, todos os alunos da rede municipal de ensino na zona urbana, rural e comunidades indígenas participam de uma aula com esses óculos, cada um com o seu, aprendendo mais sobre a nossa cidade por meio da inovação e tecnologia”, disse.

No stand municipal, o público tem acesso aos serviços e investimentos feitos pela gestão nos setores de inovação digital, soluções sustentáveis, economia e cultura. Um dos eixos centrais da programação é o agronegócio, uma das áreas que mais recebe investimentos no município.

Investimentos no campo

Com foco na economia local e no trabalho do campo, a atual gestão já investiu mais de R$62 milhões no setor. Entre as inovações, está a implantação de sistemas de irrigação movidos a energia solar e o uso de drones recém-adquiridos, que tornam o trabalho no campo mais eficiente e sustentável.

O superintendente do Centro de Difusão Tecnológica (CDT), Roy Rogeres, ressaltou a atuação de sustentabilidade e desenvolvimento econômico promovido pelo sistema fotovoltaico, que atende mais de 200 famílias no município atualmente.

“Tem ainda o atendimento que a gente faz todos os anos com a prestação de serviço com máquinas, escavação de tanques, aplicação de calcário para correção de solo, prestação de serviço fazendo canteiros e assistência técnica”, falou.

Para o estudante Bruno Henrique, que almeja trabalhar com tecnologia e agricultura, a robótica foi o que mais chamou atenção. “Achei incrível a oportunidade de adquirir mais conhecimento e entender melhor como a robótica pode fazer a diferença, também, na agricultura”, disse.

Economia, tecnologia e empreendedorismo em ação

A prefeitura também trabalha para incentivar a liberdade econômica de Boa Vista. Com o programa Descomplica, em 2021, o município iniciou a desburocratização e geração de emprego e renda, resultando na agilidade, transparência e formalização de atividades econômicas.

Entre os resultados do investimento está a conquista de 1º lugar como o alvará mais célere do país, segundo o Relatório Doing Business do Banco Mundial, e o 1° lugar entre as capitais com maior liberdade para empreender do Brasil, segundo ranking do Governo Federal.

A representante da Agência Municipal de Empreendedorismo e Inovação (AME BV) e do Centro Municipal de Inovação (CMI), Danielly Peres, é a responsável por esclarecer aos visitantes o funcionamento das oficinas e capacitações da AME, além de tirar dúvidas sobre as aulas de robótica ao público infantil.

“As pessoas pensam que a AME é só linha de crédito, então aqui a gente tem a oportunidade de falar sobre o acompanhamento técnico junto ao empreendedor, com as capacitações, oficinas e conversas, além de tirar dúvidas sobre as turmas de robótica”, comentou.

Desde a criação, em 2022, a AME fomenta o empreendedorismo no município, tendo beneficiado mais de 1.900 empreendedores com investimentos que somam R$7,5 milhões.

CULTURA - No estande, o público também encontra a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que divulga informações sobre o calendário de eventos da capital e distribui brindes, como garrafas, blocos de notas e paçoca. Entre os destaques está a 4ª edição do Mormaço Cultural, que acontece dos dias 12 a 21 de setembro no Teatro Municipal e no Parque do Rio Branco.

 


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp