Os testes do linhão do Tucuruí (Manaus-Boa Vista), que vai conectar Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional), está previsto para ser realizado nesta segunda-feira (8) e na quarta (10), segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS). A expectativa é que a linha de transmissão entre em operação no fim de setembro.
Roraima é o único estado do país que ainda não está interligado ao sistema. As obras da linha de transmissão foram retomadas em 2022, após um acordo judicial entre os povos indígenas Waimiri Atroari e a União. O empreendimento tem cerca de 715 km de extensão, dos quais 122 km passam pela terra indígena.
Licitado em 2021 pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o linhão está sendo construído pelo consórcio Transnorte Energia, formado por Eletronorte e Alupar, com concessão até 2042. Possui 724 km de extensão e três subestações localizadas em Lechuga (AM), Equador (RR) e Boa Vista (RR).
A obra está na fase final de comissionamento, com os últimos ajustes sendo realizados para viabilizar os testes e, em seguida, a entrada em operação definitiva da linha.
Entre os dias 18 e 22 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou a fiscalização final da infraestrutura. Foram avaliados diversos aspectos da obra, como o aterramento das torres, travessias, transposições, instalações auxiliares e um trecho de 120 km que atravessa a Terra Indígena Waimiri Atroari.
Com a conclusão do projeto, espera-se:
Atualmente, cerca de 120 caminhões-tanque circulam diariamente entre Manaus e Boa Vista, transportando combustível para abastecer as termelétricas que atendem o estado.
Fonte: Aneel