Forças Armadas enviam recado a EUA e Venezuela sobre exercício militar na fronteira com Roraima

08/09/2025 11h02 - Atualizado há 8 horas

Com o maior exercício militar do ano marcado para o fim deste mês em Roraima na fronteira com a Venezuela, o Ministério da Defesa se mobilizou para enviar recados diplomáticos ao governo de Nicolás Maduro e também aos Estados Unidos.

A pasta articulou comunicações para deixar claro que a Operação Atlas — que envolve o deslocamento de tropas do Exército, da Aeronáutica e da Marinha em uma faixa de cerca de 30 quilômetros na fronteira entre Brasil e Venezuela — não tem qualquer relação com a movimentação de navios de guerra norte-americanos na região próxima à costa venezuelana.

Segundo o Ministério da Defesa, o exercício já estava previsto desde 2024 e tem como objetivo preparar as Forças Armadas para a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém.

A mensagem ao governo venezuelano foi transmitida por um integrante da alta cúpula do Exército brasileiro, que entrou em contato com o chanceler do país vizinho, Yván Gil.

No caso dos Estados Unidos, a Defesa pediu ao Itamaraty para enviar a mensagem de que a operação não representa qualquer sinal de apoio do governo brasileiro a Maduro.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp