Um piloto de um avião bimotor lançou, na tarde desta quarta-feira (10), uma aeronave que continha 380 kg de maconha nas águas da represa de Balbina, localizada próxima ao município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. A aeronave vinha da Venezuela, país vizinho ao Brasil.
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), que realizou a interceptação do avião, o homem entrou no espaço aéreo brasileiro de forma ilegal e desobedeceu ordens de mudança de rota da Defesa Aérea.
A Polícia Federal participou da ação com as medida de controle no solo e apreendeu aproximadamente 380 kg de maconha do tipo skunk dentro da aeronave. A FAB não informou o que aconteceu com o piloto. Não há informações se ele morreu, foi preso ou conseguiu fugir.
A instituição ainda afirmou que a interceptação faz parte da Operação Ágata Ostium, que integra o PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras).
"A iniciativa reforça a atuação coordenada entre a FAB e os órgãos de segurança pública no combate a ilícitos transnacionais e na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro", ressaltou a Força Aérea Brasileira.