Notícias falsas (Fake News) espalhadas maldosamente em redes sociais e grupos de relacionamento no WhatsApp tentam associar o deputado estadual Jorge Everton (União Brasil) ao projeto de autoria do Governo do Estado que regulamenta a pesca do Tucunaré no baixo Rio Branco, sul de Roraima.
A Lei nº 2.112/2025 é de autoria do Governo e foi aprovada por todos os deputados no final do ano passado. O texto não proíbe a pesca de subsistência nem a pesca esportiva. O que a lei combate é a pesca predatória, para proteger os rios e garantir os direitos das comunidades ribeirinhas.
Segundo o deputado não existe em hipótese alguma a apropriação do Rio Jauaperi nem prejuízo aos pescadores locais. “Pelo contrário, a lei assegura participação social, preserva a subsistência das famílias e protege os recursos naturais de Roraima”, afirma Everton.
Jorge informa que essa lei visa a proteção ambientação com o único objetivo de defender os rios de Roraima e preservar a população do Tucunaré no sul do Estado. “Estão inventando que a lei é de minha autoria e que a fiz para me beneficiar. Isso é uma informação falsa que visa apenas me prejudicar”.
“Infelizmente não enxergam o trabalho e minhas ações em prol da população de Rorainópolis. Só esse ano destinei R$ 8 milhões de emendas parlamentares. Todos os aparelhos de ar-condicionado nas escolas foram adquiridos com recursos que consegui. Todos os aparelhos de ultrassonografia que existem no município foram conseguidos por mim. Reforma de escolas, tratores para pequenos trabalhares, projetos sociais e de esporte, enfim, existe todo um trabalho consistente que realizo em Rorainópoles. Ou seja, eu dedico uma vida trabalhando pelo município, ai, de forma criminosa, vêm pessoas alegando que sou autor de um alei que fiz para me beneficiar. Não tenho nada a ver com isso”, repudia o parlamentar