O deputado Marcos Jorge (Republicanos-RR) esteve reunido na última quinta-feira, 1º, em Manaus-AM, com o superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Bosco Saraiva, para discutir temas importantes para o desenvolvimento de Roraima. Durante a reunião, foram alinhados pontos importantes que podem ser trabalhados em benefício da população do Estado, que possui Área de Livre Comércio administrada pela Suframa em Boa Vista e também no município de Bonfim.
O deputado Marcos Jorge salientou que, na época em que foi ministro da Indústria e Comércio Exterior e Serviços, promoveu mudanças que possibilitam, hoje, investimentos de meio bilhão de reais ao ano, em pesquisa e desenvolvimento na região, de forma descentralizada do Amazonas, chegando até Roraima, Amapá, Acre e Rondônia.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que o foco da autarquia é descentralizar os investimentos, garantindo uma maior integração e maior desenvolvimento de todos os estados da região. "Nós estamos iniciando a materialização da verdadeira integração regional que a gente precisa e que vai fazer nesse novo momento da Suframa", disse o superintendente.
Como resultado prático da visita do deputado Marcos Jorge à Suframa, está agendada para o período de 19 a 22 de junho a vinda a Roraima do economista da autarquia Marcelo Pereira, para reuniões com o Governo do Estado, Prefeitura de Boa Vista, além de entidades como o Sebrae e a Fier.
"A ideia de minha estada é estabelecer iniciativa para estruturação de um Plano de Integração Regional e de Interiorização do Desenvolvimento da área de atuação da Suframa, bem como da melhoria do ambiente de negócios da região", pontuou Marcelo. Ele destacou que a missão da Suframa é atuar de forma conjunta com instituições responsáveis pelo desenvolvimento regional em sua área de atuação.
O deputado Marcos Jorge avaliou como positiva sua visita à Suframa e afirmou que a vinda de um representante da autarquia a Roraima vai promover uma discussão importante para buscar mecanismos que possam trazer investimentos para o Estado.
"Roraima tem um grande potencial exportador e precisamos fortalecer nossas ALCs. A vinda do Marcelo para encontros com os governos estadual e municipal e o setor empresarial, dará oportunidade para que todos os entes públicos e privados possam sugerir meios de aumentar os investimentos e trazer mais desenvolvimento para Roraima", disse.