21/06/2023 às 07h19min - Atualizada em 21/06/2023 às 07h19min
Ministérios brasileiros buscam solução para restabelecer exportações de produtos de Roraima para a Venezuela.
Uma comitiva dos dois ministérios estive em Caracas para debater e procurar intender a causa que levou o bloqueio das importações por comerciantes do país vizinho
Os ministérios das Relações Exteriores e Ministério da Agricultura e Pecuária decidiram intermediar o conflito político que interrompeu, por enquanto, as exportações de produtos de alimentação de Roraima para comerciantes da Venezuela.
Uma comitiva dos dois ministérios estive em Caracas para debater e procurar intender a causa que levou o bloqueio das importações por comerciantes do país vizinho. Os técnicos coletaram dados e anunciaram uma solução para os próximos dias, inicialmente com uma reunião entre autoridades dos dois países que acontecerá em Boa Vista.
VEJA A NOTA EMITIDA PELOS DOIS MINISTÉRIOS:
No contexto da normalização das relações bilaterais entre Brasil e Venezuela, delegação de funcionários do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura e Pecuária viajou a Caracas, entre 17 e 19 de junho, para tratar do fluxo de produtos de origem animal e vegetal na fronteira entre os dois países.
Os dois lados concordaram em estabelecer, nos próximos dias, força-tarefa com vistas à liberação de mercadorias de origem animal e vegetal que se encontram em trânsito terrestre para a Venezuela até a presente data, por meio de inspeções conjuntas, em Boa Vista, pelas respectivas autoridades sanitárias.
Coincidiram, ainda, sobre a importância de reativar mecanismos de entendimento bilateral em temas comerciais, a exemplo da Comissão de Administração do Acordo de Complementação Econômica entre os dois países (ACE-69) e de mesa de trabalho sobre assuntos sanitários e fitossanitários.