22/06/2023 às 15h47min - Atualizada em 22/06/2023 às 15h47min

BOA VISTA JUNINA 2023 | Na busca por mais um recorde, Maior Paçoca do Mundo começa a ser preparada.

Todos os ingredientes utilizados no preparo da comida típica de Roraima são regionais para fomentar a economia local; mais de 25 mil pessoas devem ser servidas.

- Informações: Secom/Prefeitura
A maior paçoca do mundo será servida no Boa Vista Junina neste sábado à noite (24).


 

Com a carne de sol, farinha, cebola e óleo reservados, a prefeitura se prepara para quebrar mais um recorde da Maior Paçoca do Mundo, que começou a ser preparada, na manhã desta quinta-feira, 22. A meta desse ano é ultrapassar a pesagem anterior e colocar na balança mais de 1.131 mil kg da típica iguaria roraimense, que será distribuída na penúltima noite do Boa Vista Junina.

 

Neste ano, a estimativa para fazer a paçoca são 800 kg de carne, 500 kg de farinha, 88 kg de cebola, 30 litros de óleo, além de dois mil kg de banana que também serão distribuídos para acompanhar a iguaria, assim como ocorreu em 2022. A Maior Paçoca do Mundo ainda carrega representatividade econômica, visto que todos os ingredientes utilizados no preparo são regionais, de produções rurais do estado de Roraima.

 

A farinha utilizada é produzida no P.A Nova Amazônia; a carne vem do interior do estado e a banana, do sul de Roraima. De acordo com a superintendente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), Alda Amorim, além de valorização da culinária roraimense, a Maior Paçoca do Mundo vem para fomentar a economia local, com incentivo à produção da comida típica roraimense.

 

Na festa é bonito bater recorde e ver a população saboreando a Maior Paçoca do Mundo. No entanto, esse projeto da Prefeitura de Boa Vista tem um valor muito maior, pois se trata da promoção da gastronomia local. Hoje, a nossa capital tem um sabor local que é a paçoca. Estamos promovendo um produto turístico, sem contar o fomento a economia com o incentivo à produção da comida típica”, contou.

 

PATRIMÔNIO CULTURAL – A Lei municipal n° 2.349 declarou a Maior Paçoca do Mundo, um dos símbolos do Boa Vista Junina, como patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista. De autoria do vereador Bruno Perez (MDB) e sancionado pelo prefeito Arthur Henrique, o ato publicado no Diário Oficial do dia 23 de novembro de 2022, também contempla a Damurida, alimento tipicamente de origem indígena.

 

Recorde após recorde – A tradicional paçoca entrou para a história de Boa Vista na comemoração dos 15 anos do Maior Arraial da Amazônia, em 2015, quando colocou na balança meia tonelada da comida típica roraimense. No entanto, nas edições seguintes, os próprios recordes foram sendo superados, como em 2022 quando atingiu a maior marca e serviu 1.131 kg ao público.

 

RANKING DA MAIOR PAÇOCA DO MUNDO:

 

2015 – 500 Kg

2016 – 775 kg

2017 – 856 Kg

2018 – 1.023 Kg

2019 – 1.050 Kg

2022 – 1.131 Kg


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp