22/06/2023 às 16h14min - Atualizada em 22/06/2023 às 16h14min

Teresa representa Boa Vista em evento nacional da FGV e Ceipe sobre Educação.

O evento, que aconteceu de forma remota, contou com a participação de secretários de estado, ministro e especialistas em educação.

Teresa participou nesta quinta-feira (22) de Webinar coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)



A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), participou nesta quinta-feira (22), de Webinar coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE). O evento, que aconteceu de forma remota, contou com a participação de secretários de estado, ministro e especialistas em educação.

Teresa palestrou sobre o modelo de gestão aplicado na Educação infantil de Boa Vista, desde a criação do currículo infantil voltado para a primeira infância, até a transformação na estrutura das escolas e as tecnologias utilizadas em sala de aula. O tema discutido por Teresa foi: "Aprimorando a gestão de demanda por vagas em creches" - Como lidar com demanda inesperada?.

Teresa recebeu o convite para participar do evento da própria diretora da FGV, Cláudia Costin, que já foi ministra interina da Administração Federal e secretária da Administração no governo Fernando Henrique Cardoso. Por São Paulo, foi secretária da Cultura durante o governo Alckmin. Pela cidade do Rio de Janeiro, foi secretária da Educação durante o mandato de Eduardo Paes.

Teresa, por sua vez, é reconhecida no Brasil por investir na primeira infância. Foi prefeita de Boa Vista por cinco mandatos e, como deputada federal em 2010, participou da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. Debateu o projeto de Lei 14/2015, que implementa políticas públicas para crianças até seis anos de idade - o Marco Legal da Primeira Infância e ainda participou de capacitações em Harvard, nos Estados Unidos, sobre primeira infância.

Durante o quarto mandato como prefeita de Boa Vista, Teresa implementou a política pública integrada Família Que Acolhe, que transformou a forma de olhar para a criança em Boa Vista, colocando-a no centro das discussões. Já no quinto mandato, criou o Plano Municipal da Primeira Infância e consolidou Boa Vista como a capital que planeja ações pensadas na criança como prioridade.

Durante seus dois últimos mandatos, Teresa construiu e entregou 40 novas escolas e creches e criou mais de 15 mil vagas na educação infantil. Também foi responsável pela elaboração e implantação do currículo infantil de Boa Vista, voltado para a primeira infância, e alinhado com a base nacional curricular do Ministério da Educação.

"Quando fui prefeita, tínhamos o menor orçamento entre as capitais então, nessa realidade, criamos mecanismos de governo onde o foco fosse realmente a criança. Em 2013 entrei com plano de governo onde o foco era ter um olhar especial para a primeira infância. Tive um currículo sempre voltado à primeira infância desde quando fui deputada. Então aplicamos tudo o que aprendi com esse foco em Roraima e isso tornou Boa Vista reconhecida no Brasil e no mundo", explicou Teresa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp