24/06/2023 às 22h49min - Atualizada em 24/06/2023 às 22h49min

NOVO RECORDE: Maior Paçoca do Mundo pesou 1 tonelada 264 kg e foi servida nesta penúltima noite do Boa Vista Junina.

Milhares de pessoas acompanharam a pesagem e se deliciaram com essa iguaria que é a cara de Roraima.

- Informações e fotos: Secom/Prefeitura
A maior paçoca do mundo bateu um novo recorde no Boa VIsta Junina: 1 tonelada 264,5 kg.



O penúltimo dia do Boa Vista Junina teve gostinho de tradição e registrou neste sábado, 24, público recorde de mais de 120 mil pessoas. E todos fizeram questão de prestigiar a Maior Paçoca do Mundo que, este ano, bateu mais um recorde, atingindo 1 tonelada 264,5 kg. A pesagem contou com auxílio de um guindaste e foi transmitida ao vivo em um telão, instalado próximo à Casa de Farinha, cenário onde a iguaria foi acomodada e distribuída.

A paçoca começou a ser preparada na última quinta-feira, 22 e em sua receita foram utilizados 800 Kg de carne seca, 500 Kg de farinha de mandioca, 88 Kg de cebola e 30 litros de óleo. Assim como no ano passado, a iguaria foi servida em embalagem lacrada, garantindo mais segurança e higiene. Além disso, foram adquiridos 2 mil kg de banana, distribuída como tradicional acompanhamento.

 

“Sem dúvida é um dia muito especial para todos nós. Batemos mais um recorde e temos muito orgulho em, junto à população, celebrar esse momento icônico. Afinal, nossa paçoca se tornou patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista e o Brasil inteiro já conhece. Ano que vem tem mais quebra de recorde”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique. 

GOSTINHO RORAIMENSE – Chirlânia Pereira mora em Mucajaí e, junto à família, veio especialmente prestigiar a Maior Paçoca do Mundo. “Cheguei às cinco da tarde e vim só para provar essa paçoca que é nosso orgulho. Estou adorando a festa. Está linda a decoração”, contou.

Elizandra Cavalcante afirmou que ano passado não teve a oportunidade de provar a paçoca, mas que desta vez fez questão de chamar as filhas e participar desse momento especial. “É a primeira vez que vou provar e fiquei muito feliz. O arraial está muito legal. Está tudo muito bonito”, disse.



PATRIMÔNIO CULTURAL – Foi a Lei municipal n° 2.349 que declarou a Maior Paçoca do Mundo e a Damurida como patrimônios culturais e imateriais de Boa Vista. De autoria do vereador Bruno Perez (MDB) e sancionado pelo prefeito Arthur Henrique, o ato foi publicado no Diário Oficial do dia 23 de novembro de 2022.

RANKING DA MAIOR PAÇOCA DO MUNDO – Toda essa trajetória de quebra de recordes começou em 2015, com a distribuição de meia tonelada da iguaria, em comemoração de 15 anos do Boa Vista Junina. E o que melhor poderia representar um “bolo de aniversário” no Maior Arraial da Amazônia que a nossa tão amada e deliciosa paçoca? Desde então, superar essa marca virou coisa séria! Acompanhe o ranking:



2015 – 500 (aprox.)
2016 – 775 kg
2017 – 856 Kg
2018 – 1.023 Kg
2019 – 1.050 Kg
2022 – 1.131 Kg
2023 – 1.264 Kg

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp