O governador Antonio Denarium (PP) sancionou a lei que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 15 milhões para a reforma da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. O chefe do Executivo Estadual pediu autorização da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) para a abertura do crédito, autorizada logo no dia seguinte pelos deputados.
A solicitação ocorreu após o Governo de Roraima perder cerca de R$ 17 milhões em emendas parlamentares. O senador Mecias de Jesus (Republicanos), bem como o deputado federal Nicoletti (União) destinaram quatro emendas para a reforma e ampliação da unidade entre 2020 e 2021. No entanto, o Estado não executou os recursos.
Tanto o senador, quanto o deputado, nunca cobraram publicamente o governador Antonio Denarium sobre o assunto.
Para dar início à reforma da unidade, a Sesau transferiu, no dia 5 de junho de 2021, as pacientes do prédio do Hospital Materno Nossa Senhora de Nazareth para uma estrutura improvisada no bairro 13 de Setembro, zona Oeste de Boa Vista.
À época, Denarium afirmou que a situação duraria apenas cinco meses. Contudo, dois anos depois, a população ainda aguarda pela entrega da obra.
O que deveria ser uma solução temporária, tornou-se um transtorno para muitas mães que dependem do serviço da unidade. Problemas recorrentes no local levaram a um grande número de denúncias sobre mau atendimento, filas intermináveis, mortes por negligência, insalubridades, entre outras situações.