13/07/2023 às 16h42min - Atualizada em 13/07/2023 às 16h42min

Zé Haroldo propõe a criação de política educacional para a inclusão de aluno com deficiência na rede de ensino.

A acessibilidade no sistema de ensino regular é um direito de todos, diz o parlamentar.

- Informações: Ascom do parlamentar
O objetivo é incentivar políticas públicas para garantir a educação regular às pessoas com deficiência , afirma Zé Haroldo.


 
Com a intenção de promover o aprimoramento da política educacional inclusiva na rede de ensino regular, o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) protocolou, nesta quinta-feira (13), o requerimento de indicação n° 1043 de 2023 ao ministro da Educação, Camilo Santana.

O deputado Zé Haroldo Cathedral defende a necessidade de incentivar políticas públicas para garantir a educação regular às pessoas com deficiência e não tão somente o atendimento educacional especializado.

 
“A acessibilidade no sistema de ensino regular é um direito de todos e incentivar no campo pedagógico a diversidade da sociedade, como o desenvolvimento da cultura é certificar a superação de desafios. O ensino regular é de extrema importância às pessoas com deficiência, garante a transversalidade e a participação social, com o convívio e integração com a sociedade. Com isso, trará às pessoas com deficiência a autonomia e independência que são princípios básicos defendidos para todos”, reforçou o deputado.

Para o deputado, lutar pelos direitos das pessoas com deficiência é lutar pela defesa da equiparação de oportunidades para todos os cidadãos. Zé Haroldo ressalta ainda as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e seus familiares no acesso ao ensino na rede regular.

“Atualmente, as crianças e adolescentes com deficiência não possuem o incentivo necessário para adentrar ao sistema educacional comum, ao contrário, muitas vezes escutam sugestões de profissionais, tanto da esfera da saúde, como da esfera da educação, que devem se matricular em escola de ensino especial. É lamentável essa segregação que acontece com as pessoas com deficiência ao encaminhar ao ensino especial ao invés de assegurar um sistema educacional inclusivo”, salientou.

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