14/07/2023 às 09h08min - Atualizada em 14/07/2023 às 09h08min

PREFEITURA: Profissionais de apoio escolar participam de formação com foco na Primeira Infância

Quase 2 mil profissionais, entre cuidadores, assistentes de aluno, merendeiras, agentes de portaria e controladores de acesso, participam da formação.

- Informações: Secom/Prefeitura

 

Como forma de alinhar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem em toda a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Boa Vista iniciou nesta quinta com término para esta sexta-feira (14),  uma “Formação Continuada das Equipes de Apoio Escolar”, com foco na primeira infância. Estão participando cuidadores, assistentes de aluno, merendeiras, agentes de portaria e controladores de acesso.

 

O evento acontece, simultaneamente, em diferentes pontos da cidade e contempla 1.902 profissionais das escolas municipais, tanto da zona urbana, como do campo e indígena. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, este é mais um investimento da prefeitura que além de ampliar os conhecimentos dos servidores vai prepará-los para o início do segundo semestre.

 

“Grande parte das temáticas abordadas nesse evento foram sugeridas por eles (servidores), que estão no dia a dia das crianças. No próximo dia 18 inicia o 2° semestre letivo de 2023 em toda a Rede Municipal e esses profissionais estão sendo capacitados para acolher nossos alunos da melhor forma possível”, declarou.

 

MAIS CONHECIMENTO – A programação inclui palestras que abordam diferentes temáticas: “Conhecendo a criança do 0 aos 12 anos”, “O atendimento às crianças nas creches e pré-escolas”, “Manejo comportamental na escola”, “Como administrar suas emoções e construir relações”, “Segurança nas escolas e noções de primeiros socorros”, “A cozinha escolar: higiene e manipulação de alimentos”, dentre outros.

 

Kelly Marony é assistente de aluno na Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque, no bairro Asa Branca. Para ela, a formação é essencial para o aprimoramento profissional, refletindo diretamente no desenvolvimento das crianças. “É um momento de troca de experiências, geração de valor e de absorver informações que enriqueçam o nosso trabalho e que contribuam para que possamos transformar a vida das crianças com atitudes diárias”, disse.

 

Já Ramon Sampaio, que atua como assistente de aluno na Escola Municipal Edsonina de Barros Villa, no Bairro dos Estados, também enxerga na formação a oportunidade de fazer a diferença na vida dos alunos. “Nos ajuda a entender que nosso trabalho vai muito além de funções básicas que o cargo exige. Somos uma equipe multidisciplinar que tem um papel muito importante de saber acolher, ouvir e contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos”, contou.

 

RETORNO – Do dia 3 até 17 de julho, 49.998 alunos da rede municipal de ensino entraram em recesso. O 2° semestre letivo de 2023 se inicia na próxima terça-feira, 18, e o encerramento está previsto para o dia 20 de dezembro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp