25/07/2023 às 16h41min - Atualizada em 25/07/2023 às 16h41min

Sancionada a Lei que cria em Roraima o programa educacional Bombeiro Mirim.

De autoria do deputado estadual Marcos Jorge, o programa vai atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

- Informaçõesr foto: Assessoria Parlamentar
O deputado Marcos Jorge (esquerda) é o autor da Lei que foi sancionada hoje pelo Governo.



O governador Antonio Denarium sancionou no final da tarde desta segunda-feira, dia 24, a Lei 1.846, que cria o programa educacional Bombeiro Mirim, fruto de projeto de lei do deputado estadual Marcos Jorge (RepublicanosR) e que vai atender crianças e adolescentes de Roraima, oriundos de famílias em vulnerabilidade social. O parlamentar destacou a sensibilidade do governador às causas sociais, sobretudo nesse caso, que envolve uma das corporações com maior credibilidade do país e também em Roraima que é o Corpo de Bombeiros, e também vai beneficiar centenas de crianças do Estado.

“Essas crianças e jovens vão poder estar aprendendo lá no Corpo de Bombeiros técnicas de salvamento, cidadania, e estar melhorando a sua atuação dentro da sociedade e dentro da escola e, com isso, se tornando cidadãos melhores”, pontuou o deputado.


De acordo com Marcos Jorge, inicialmente, serão atendidos 60 alunos, regularmente matriculados na rede pública de ensino, oriundos de famílias de maior vulnerabilidade social, que serão selecionados por meio de edital pelo Corpo de Bombeiros ainda este ano.

“Para o próximo ano, nós temos a intenção de expandir para todos os municípios o Estado, onde o Corpo de Bombeiros esteja presente. Entretanto, essa primeira leva de alunos será na capital Boa Vista”, disse.

Marcos Jorge explicou que é necessário esse período de maturação para que o Corpo de Bombeiros possa adquirir computadores, montar laboratórios de informática e outros investimentos fundamentais para o funcionamento do programa.

“Já está assegurado no orçamento do Corpo de Bombeiros todas essas aquisições e também os uniformes desses 60 primeiros alunos, cujas famílias não terão qualquer custo com relação a esses materiais”, garantiu o parlamentar.


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), coronel Anderson Matos, informou que será lançado um edital para que seja dado início às primeiras turmas de 30 alunos ainda no segundo semestre deste ano.

“O Bombeiro Mirim é um projeto bem relevante, que tem muita demanda da sociedade e, agora, vai se tornar um projeto perene e todo ano vai acontecer. Nesse primeiro momento, os recursos destinados em orçamento serão para estruturar toda a parte logística que vai atender o programa, dando condições para que ele aconteça”, disse.

Marcos Jorge destacou também o fato de o Governo de Roraima estar mantendo o funcionamento das escolas militarizadas.

“Enquanto o Governo Federal está acabando com as escolas cívico-militares, o governador, que aumentou de 18 para 33 escolas militarizadas em Roraima, e agora está avançando com o programa Bombeiro Mirim, levando aquilo que há de melhor nas nossas instituições militares, para o seio da sociedade roraimense”, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://peronico.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp