COMBATE AO CORONAVÍRUS | Atualização de critérios para doação de sangue começa a ser aplicada no Hemoraima.

Compartilhe nosso conteúdo!

Em razão do crescimento do novo coronavírus pelo mundo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o MS (Ministério da Saúde) anunciaram uma atualização nos critérios de doação de sangue em todo o território nacional.

Em Roraima, as adições para a triagem clínica de doadores já estão sendo seguidas pela única unidade de captação de sangue do Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima).

Com a atualização, quem viajou para algum país onde há casos confirmados, especialmente na Europa e na Ásia, deve espera pelo menos 30 dias após retornar ao Brasil para fazer doação de sangue.

A mesma regra vale para quem teve contato com paciente com caso suspeito da doença.

No caso do doador infectado por covid-19, o impedimento para a realização da doação, segundo Magalhães, é de 90 dias. Esse é o tempo necessário para que o organismo se veja livre da doença.

A nova atualização também prevê que, mesmo não tendo viajado para áreas endêmicas, o doador é obrigado a informar se possui sintomas compatíveis com gripe, mesmo já tendo realizado a doação de sangue.

A Sesau tem mantido o trabalho de alinhamento de ações junto aos 15 municípios de Roraima, para assegurar o reforço no trabalho de combate à doença.

Nesta segunda-feira, 2, haverá um encontro em Normandia, e na terça-feira, dia 3, será a vez de Rorainópolis.

Ainda na segunda-feira, a Sesau realizará coletiva de imprensa, às 9h30, na sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Dr. Arnaldo Brandão, 283, c/ Av. Capitão Júlio Bezerra, bairro São Francisco. Na oportunidade, serão apresentadas as novas definições sobre as estratégicas de combate ao covid-19.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts