Covid-19: doze estados e DF têm taxa de mortalidade maior que a nacional. RORAIMA É UM DELES.

Compartilhe nosso conteúdo!

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados na segunda-feira, 12, doze estados e o Distrito Federal têm uma média de óbitos em decorrência da Covid-19 por 100 mil habitantes acima da média nacional, que é de 168,7.

São eles, pela ordem de mortalidade: Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Roraima, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina.

O índice do Amazonas, disparado o mais alto do país (296,1 mortos para cada 100 mil moradores), foi impulsionado pelas duas graves crises que levaram ao colapso no sistema de saúde — uma logo no início da pandemia, e outra em janeiro de 2021, quando faltou oxigênio para os pacientes.

Segundo o epidemiologista da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), Pedro Hallal, o estado ter sido uma das portas de entrada da nova variante do vírus no Brasil também colaborou para a alta taxa. Na Região Norte também se destaca Rondônia, que tem a segunda maior taxa de letalidade do Brasil (257,4).

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts