Estudo denuncia ameaça garimpeira na região habitada por índios Yanomami em Roraima.

 Estudo denuncia ameaça garimpeira na região habitada por índios Yanomami em Roraima.
Compartilhe este artigo

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) quer que o Governo Federal crie mecanismo de proteção dos Yanomami que habitam extensas áreas em Roraima, ameaçados pelo garimpo.

O Instituto Sócio Ambiental (ISA) apresentou hoje (30) um estuo que alerta para o risco de contaminação entre índios Yanomamis, em Roraima provocado pelo avanço do garimpo após o início da pandemia.

O instituto estima que haja 20 mil invasores no território, com risco de contaminar 40% da população Yanomami. Só em março, o ISA calcula que 114 hectares de floresta tenham sido desmatados pelo garimpo na região.

Luiz Henrique Eloy, advogado da APIB, aponta outros casos de omissão do governo federal em relação à saúde indígena.

Entre eles, está a proposta que prevê medidas de contenção do coronavírus dentro das aldeias. Aprovado pelo Senado, o projeto de lei aguarda sanção presidencial desde o dia 18 de junho.

“Os povos que estão na região amazônica estão entre os mais vulneráveis à pandemia, seja pela distância da comunidade até um centro médico, seja pela estrutura do subsistema de saúde indígena e das próprias condições de saneamento básico. Todos esses fatores de risco já indicavam desde abril que os indígenas na região amazônica estariam mais expostos”, conclui Eloy.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: