Estudo indica que, com 75% de vacinados, pandemia pode ser controlada.

Compartilhe nosso conteúdo!

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Butantan mediu os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, e descobriu que, com 75% de vacinados, a pandemia de Covid-19 pode ser controlada.

Segundo reportagem exclusiva do Fantástico, a cidade, que possui 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos, que eram vacinados um por vês, com uma semana de diferença.

Serrana chegou a enfrentar um aumento no número de casos durante o processo de vacinação, mas os índices mudaram quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com a reportagem, em abril, serrana já observava uma queda expressiva de casos, saindo de 699 em março para apenas 251 naquele mês. E o número de mortes caiu de 20 para apenas seis, no mesmo período.

Para os pesquisadores, o controle da pandemia na cidade se deu depois que o terceiro dos quatro grupos recebeu a segunda dose. Ou seja, cerca de 75% da população. Segundo o Butantan, logo após o fim da vacinação, o número de mortes em Serrana teve uma redução de 95%. Os casos sintomáticos de Covid-19 caíram 80% e as hospitalizações, 86%.

De acordo com os pesquisadores do Butantan, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia o oposto em Serrana, cujos habitantes foram vacinados com duas doses da Coronavac.

Fonte: Butantan

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts