Estudo prevê risco de novo pico da covid-19 em Manaus até agosto.

 Estudo prevê risco de novo pico da covid-19 em Manaus até agosto.

Hospitais de Manaus continuam lotados com pacientes infectados com o coronavírus.

Compartilhe este artigo

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alerta para o risco de um novo pico da contaminação pela covid-19 nos meses de julho ou agosto por causa, principalmente, da reabertura gradual do comércio em Manaus. A equipe trabalha com elaboração de um estudo completo que deverá ser divulgado nas próximas semanas.

De acordo com estimativa da equipe, apenas a capital do Amazonas pode alcançar o número de 200 mil casos simultâneos da doença, caso seja mantida a reabertura. Ainda segundo os pesquisadores, a cidade poderá registrar mais 3 mil mortes causadas pela covid-19 com a redução do distanciamento social.

Professor do Departamento de Matemática da Ufam e integrante da equipe de pesquisadores que coordenou o estudo “Curva de Contaminação Covid-19 – Estado do Amazonas”, Wilhelm Alexander Steinmetz, alerta para a gravidade da situação.

“Todo dia temos centenas de novos casos. O número de óbitos está bem acima do normal, com cerca de dez por dia. Isto é preocupante. Dez óbitos por dia causados por uma doença, em tempos normais, seria razão para grande alarme, mas as pessoas naturalizaram esta situação”.

No domingo, 22, o Amazonas registrou mais 508 casos de covid-19, totalizando 63.410 relatos confirmados do novo coronavírus no Estado, segundo boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O boletim informa ainda que foram confirmados mais sete óbitos pela doença, dos quais três ocorridos entre sábado e domingo, todos de pacientes que estavam internados em unidade de tratamento intensivo (UTI), e quatro que tiveram confirmação diagnóstica apenas no domingo, elevando para 2.657 o total de mortes.

Dos 63.410 casos confirmados no Amazonas até o domingo, 25.103 são de Manaus (39,59%) e 38.307 do interior do estado (60,41%).

Fonte: Ufam

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: