INVESTIMENTOS: Roraima recebe grupo de investidores de quatro estados.

Compartilhe nosso conteúdo!

O governador Antonio Denarium recebeu, neste final de semana prolongado, no Palácio Senador Hélio Campos, um grupo empresarial interessado em conhecer as potencialidades de Roraima para investimentos. Formada por sete empreendedores dos estados de Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, interessados em investir em Roraima, a comitiva recebeu informações sobre o trabalho em andamento no Estado.

Os esforços empreendidos pelo Governo, entre os quais, investimentos em obras estruturantes, eficiência nos processos de regularização fundiária e ambiental, sanidade animal e vegetal e desburocratização, colocaram o Estado entre os que lideram o ranking de ambiente de negócios no País, conforme o relatório Doing Business Subnacional Brasil, produzido pelo Banco Mundial, sob encomenda da Secretaria Geral da Presidência da República.

Divulgado em junho deste ano, este relatório reflete o trabalho em desenvolvimento no Estado, com a finalidade de melhorar ainda mais o ambiente de negócios, conforme explicaram os secretários e o governador. De acordo com Antonio Denarium, as políticas públicas adotadas em sua gestão alcançaram resultados importantes.

“O trabalho do Governo gera segurança jurídica para atração de novos investidores e valorização dos que já estão aqui. Recebemos mais uma comitiva interessada em conhecer o potencial produtivo de Roraima. Com a regularização fundiária, as terras estão se valorizando, e o mercado de produção de grãos está aumentando. São frutos de um trabalho com muita determinação para alavancar o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.

Secretários destacaram as ações interinstitucionais

Emerson Baú ressaltou a questão da segurança jurídica, com o processo de regularização fundiária, melhorias na legislação, para promover a desburocratização, os incentivos concedidos pela Lei 215, e a atração de investidores para trabalhar cadeias produtivas estratégicas.

“A vinda dessas comitivas mostra justamente esse ambiente positivo de negócios que o governador Antonio Denarium vem trabalhando desde que assumiu o cargo. Estamos mostrando nossas potencialidades e, com isso, pretendemos aumentar a capacidade de produção, gerar os benefícios da cadeia produtiva, com agroindústria, agregação de valor, e fortalecer as demais afinidades. Agricultores familiares e pequenos agricultores acabam sendo impactados também”, disse.

O titular da Sefaz, Marcos Jorge, mencionou as ALCs (Áreas de Livre Comércio) de Boa Vista e Bonfim; as vantagens garantidas pela Lei 215, que isenta de tributos estaduais os projetos de desenvolvimento do agro; a não cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), por 20 anos, para geração de energia solar; além de outros incentivos fiscais federais e da área de abrangência da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).

“Os nossos incentivos fiscais são importantes atrativos. Destaco as Áreas de Livre Comércio de Boa Vista e do Bonfim e nossa Lei estadual 215, que estimula a produção do agro, beneficiando o setor primário com isenção de ICMS e também de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para quem desenvolve trabalho com maquinários”, afirmou.

O diretor-presidente da Femarh, Ionilson Sampaio, frisou a desburocratização em todos os setores do eixo de desenvolvimento do agronegócio empresarial e da agricultura familiar, a adequação da legislação; digitalização dos processos e o trabalho constante da atual gestão para aprovação do Zoneamento Econômico e Ecológico, a fim de ampliar a área de investimento.

“Estamos colocando à disposição menos burocracia e mais agilidade. Esta é a tônica desta gestão”, enfatizou.

Márcio Grangeiro destacou a segurança jurídica garantida pela regularização fundiária. “Roraima tem atualmente a questão fundiária praticamente resolvida. Isto proporciona ao investidor segurança de trazer recursos, investir e gerar emprego e renda em nosso Estado”, disse.

O empreendedor Luiz Francisco gostou do que viu e do que ouviu e garantiu que investirá em Roraima. “As perspectivas são as melhores possíveis. Encontrei um governador diferenciado, que recebe as pessoas que vêm e querem investir. Isto nos trouxe firmeza, porque viemos para ampliar os negócios, aplicar recursos. Esclarecemos todas as dúvidas e inseguranças. Saio tranquilo e segunda-feira fecho negócio, um bom negócio, pois senti a firmeza de um Estado trabalhando com seriedade, acolhendo as pessoas”, frisou.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts