TIROTEIRO na área Yanomami em RORAIMA deixa garimpeiros e índios feridos.

Compartilhe nosso conteúdo!

Um conflito armado ocorrido nesta segunda-feira (10) entre garimpeiros e indígenas deixou ao menos cinco pessoas feridas na comunidade de Palimiú, em Roraima, onde fica o território Yanomami. A informação é da Hutukara Associação Yanomami. 

De acordo com a entidade, o confronto se deu quando, por volta das 11h30 desta segunda-feira, sete embarcações de garimpeiros atracaram na comunidade e deram início ao ataque contra os índios.

Quatro garimpeiros e um indígena, de raspão, foram baleados. Não há informações sobre vítimas. O vice-presidente da Associação Indígena Hutukara, Dario Kopenawa Yanomami, confirmou o ataque.

De acordo com Dario, houve tiroteio em conflito aberto “por cerca de meia hora”. “As embarcações dos garimpeiros saíram para a proximidade e ameaçaram voltar para vingança”, diz Dario.

Em oficio enviado ao Exército, à Polícia Federal, à  Funai e ao Ministério Público de Roraima, a entidade pede aos órgãos que atuem “com urgência para impedir a continuidade da espiral de violência no local e garantir a segurança para a comunidade Yanomami de Palimiu”.

Encontro de lideranças Yanomami e Ye'kwana, onde os indígenas se manifestaram contra o garimpo em suas terras. Foto: Divulgação
Encontro de lideranças Yanomami e Ye’kwana, onde os indígenas se manifestaram contra o garimpo em suas terras. Foto: Divulgação

A Hutukara já havia enviado um ofício no último dia 30 de abril para os órgãos federais  sobre a ocorrência de tiroteios entre indígenas e garimpeiros no Palimiú, na subida do rio em direção à base de Korekorema, no rio Uraricoera. Cinco garimpeiros foram expulsos pelos índios após o tiroteio. Mas, conforme o GLOBO apurou, a entidade não obteve retorno.

Procurada, a Funai ainda não se manifestou.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts