Comando da Operação Acolhida nega que tenha “varrido” das ruas os imigrantes venezuelanos.

 Comando da Operação Acolhida nega que tenha “varrido” das ruas os imigrantes venezuelanos.

Apesar dos abrigos do Exército, muitos venezuelanos ainda vivem perambulando e morando nas ruas de Boa Vista.

Compartilhe este artigo

Tirados das ruas de Boa Vista nas últimas 48 horas, imigrantes venezuelanos foram “escondidos” em algum lugar. Essa prática tem sido costumeira quando alguma autoridade graúda vinda de Brasília desembarca por aqui.

No caso, o vice-presidente da república Hamilton Mourão e o ministro Sérgio Moro, que aqui estão justamente para diagnosticar a situação da migração venezuelana.

A ideia é esconder o flagelo para parecer que tudo está bem. Diante da repercussão e dos debates delirantes nas redes sociais, com ressonância na imprensa, o comando da Operação Acolhida decidiu se pronunciar.

A Força Tarefa Logística Humanitária negou que tenha realizado ou partido dela qualquer tipo de ação para a remoção dos venezuelanos. “Não temos competência legal nem jurisdição para cumprir qualquer ação extraordinária de movimentação da população”.

E acrescentou: “Não foi feita nenhuma ação extraordinária de movimentação de sua população beneficiária [imigrantes e refugiados em condições de vulnerabilidade] fora dos padrões habituais, ou seja, ligados aos fluxos regulares de interiorização e abrigamento. A Operação não tem competência legal nem jurisdição para retirar pessoas desassistidas das ruas”, diz a nota.

De acordo com a Força-Tarefa, as atividades do comando ficam restritas as ações cotidianas de orientação no Posto de Recepção e Apoio da Rodoviária de Boa Vista, localizado no Bairro 13 de Setembro, zona Sul da capital.

“Orientamos para que, voluntariamente, essas pessoas necessitadas possam ser acolhidas no posto de recepção onde podem pernoitar, alimentar-se e higienizar-se”, finalizou o texto.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: