Enfim, temos um teatro! Boa Vista entra definitivamente no circuito nacional de grandes espetáculos culturais.

*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h23m ***

A imponência do Teatro Municipal de Boa Vista, um novo cartão postal da capital roraimense. Fotos | Secom PMBV.

Absolutamente magnífico o Teatro Municipal de Boa Vista, entregue oficialmente ontem à noite ao povo roraimense. O ato não tem apenas a simbologia de uma inauguração festiva, mas certifica a capital de Roraima para o circuito nacional dos grandes espetáculos artísticos e culturais do país. Boa Vista definitivamente saiu da idade da pedra, da era da ‘carroça de burro’ e agora avança culturalmente em velocidade supersônica.

A casa de espetáculos pelo seu modernismo e grandiosidade, possibilitará que eventos culturais de categorias nacional e internacional, shows, apresentações solos, companhias de dança, espetáculos sinfônicos ocupem seu majestoso palco como forma de desenvolvimento da cultura em geral e estimular a descoberta de novos talentos no campo da arte.

Um vasto e abrangente leque de possibilidades se abre com a chegada do Teatro Municipal, que surge sete anos depois do início das obras. O Teatro terá uma importância estrutural na cultura. Existe agora um espaço físico, tudo que a arte necessita para se consolidar. Agora o município terá que incentivar artistas, fomentar oficinas, contratar espetáculos, realizar workshops e movimentar efetivamente o meio artístico e cultural de Roraima.

O Teatro oferece 1.100 lugares na plateia e segue as especificações internacionais para espaços cênicos, como piso em carpete, paredes revestidas de madeira e teto com placas acústicas e saídas de incêndio laterais, palco e camarins, som digital, o que há de mais moderno para este tipo de seguimento. É sem dúvida o maior Teatro da Região Norte.

A estrutura também conta com um prédio administrativo com quatro salas para reunião, tesouraria, apoio técnico e administração; um espaço voltado para o projeto ‘Teatro Escola’ com quatro salas e 166 lugares, que servirá de apoio para os cursos de artes cênicas e música; e estacionamento. O local será administrado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que ficará em um dos andares do prédio.

‘Um longo caminho até aqui’, diz Teresa

Teresa exibiu para jornalistas todo o processo, passo-a-passo, de execução da obra do Teatro Municipal.

Ao falar sobre o momento histórico em que a cidade viverá com a abertura do Teatro, ela ressaltou que após o nascer fisicamente do prédio, é necessário “levar alma” para o teatro. “O nosso Teatro Municipal de Boa Vista traz os 5 sentidos à flor da pele. Uma grande obra que estamos entregando para Boa Vista como um belo presente de natal”, ressaltou a prefeita.

A diz sorridente que se trata de um dos maiores teatros do Brasil e a partir de hoje Boa Vista terá condições de receber qualquer tipo de espetáculo, em qualquer formato e dimensões. “O teatro está lindo! Boa Vista ganha essa obra de grande representação para a cultura e para nossos artistas”.

É uma grande obra que estamos entregando para Boa Vista como um belo presente de natal. É uma criança que está nascendo, mas ela precisa ser cuidada, precisa ser educada. É preciso introduzir labor artístico. Fazer florescer a arte verdadeiramente. Mas para que isso acontecesse foi preciso percorrermos um longo e espinhos caminho até abrirmos as cortinas desse magnifico espaço”, disse ela.

Para ministro da Cultura, ‘um motivo de orgulho’

O Teatro de Boa Vista, segundo o ministro, pode ser classificado como um dos melhores do mundo.

O ministro da Cultura Sérgio Sá veio ontem a Boa Vista prestigiar a inauguração do teatro Municipal de Boa Vista.

Ele disse que o teatro deve ser motivo de orgulho para Boa Vista, pois está no padrão de espaços mundiais, como de Paris e Londres. “Este aqui está à mesma altura”.

E na mesma linha ressalvada pela prefeita Teresa Surita, Sérgio Sá espera que Boa Vista entre definitivamente para o circuito nacional de cultura, recebendo espetáculos de música, teatro e outras manifestações artísticas.

“Tenho certeza que artistas de todo o Brasil sentirão muito prazer em se apresentar nesse teatro tão espetacular”, disse ele.

Uma reflexão de Teresa sobre o Teatro:

Independentemente de ideologia política, de polêmicas em torno dessa obra, longe de qualquer vaidade, de críticas infundadas, eu posso afirmar o seguinte: esse Teatro é para vocês”, disse Teresa ao final da entrevista com jornalistas, ontem de manhã.

Hipocrisia sobre a inauguração

A sala principal do Teatro Municipal tem espaço para acomodar até 1.100 expetadores.

Há uma certa histeria, sobretudo de parte da imprensa e da maioria de internautas que navega nas redes sociais, sobre a solenidade de inauguração do Teatro Municipal.

Houve censura ao fato de apenas autoridades e imprensa serem convidadas para o ato, algo absolutamente dispensável, hipocrisia pura.

Defenderam que as portas do Teatro deveriam ser abertas ao público e não apenas aos ‘vips’. É preferível ignorar tal sustentação. Se existem apenas 1.100 lugares, como seria possível acomodar a população de Boa Vista, estimada em 350 mil pessoas?

Mas como nas redes sociais tudo se banaliza, é melhor louvar o fato histórico. Afinal de contas, ganhamos um teatro de verdade.

Luciano Castro deu a largada

Luciano (no entro do Jucá) fez ontem o lançamento de sua pré-candidatura ao Senado, em 2018.

O ex-deputado oficializou ontem à tarde sua pré-candidatura ao Senado, na eleição de 2018. O ato foi formalizado na presença de aliados, amigos e muitos simpatizantes que lotaram as dependências do espaço de eventos Domus.

E começou o discurso assim: “há um vazio no Senado, porque não temos três mas um senador apenas. Apenas Romero Jucá tem responsabilidade com Roraima. É por isso que estou me lançando nessa caminhada, pois temos que recuperar esse tempo perdido com a escolha esses senadores que apenas ocupam espaços”.

Luciano estará disputando o Senado pela segunda vez, depois de ter ocupado a Câmara dos Deputados por 6 mandatos seguidos. Em 2014 foi o segundo colocado naquela eleição em que se consumou um verdadeiro desastre com a vitória de Telmário Mota.

Atualmente secretário nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, ele realçou sua parceria com a prefeita Teresa e reforçou que as condições atuais do Estado são negativas diante do fracasso que é o Governo de Suely Campos.

Entendo que posso contribuir muito com o desenvolvimento de Roraima. Tenho experiência, vontade e conhecimento. Precisamos mudar Roraima, tirar o Estado dessa letargia política, estancar esse governo defasado e deficiente. Eu sei que é um desafio projetar um estado melhor para nossa população. Mas minha visão é de futuro. Eu sei os caminhos. Nós precisamos reconstruir Roraima Precisamos avançar”, disse Luciano.

Sintonia fina: Luciano+Teresa+Jucá

Sintonia absolutamente afinada entre os aliados Jucá, Teresa e Luciano para a eleição do ano que vem.

A parceria consolidada entre a prefeita Teresa Surita, o senador Romero Jucá e o agora pré-candidato ao Senado Luciano Castro, expõe que os três formarão o alicerce da cabeça de chapa para as eleições do ano que vem.

No salão de lançamento da pré-candidatura lá estavam Teresa e Romero exaltando a figura de homem público, de um político qualificado, sublimando a iniciativa de Luciano que vai disputar o Senado da república pela segunda vez, em dobradinha com Jucá, claro.

“Fica aqui bem definido e claro, que Luciano e Romero serão meus candidatos ao Senado. O meu primeiro voto, lógico, é do Romero e o segundo do Luciano. Com eles no Senado, quem ganha é Roraima e sua gente. Romero e Luciano juntos é garantia de um Estado melhor”, disse Teresa.

Ao se manifestar na ocasião, o senador Romero Jucá não poupou louvores a quem ele chamou de ‘futuro colega’. “É um dia importante para a política roraimense. Luciano se lança em uma caminhada que será vitoriosa. O Estado precisa de Luciano no Congresso e eu preciso dele ao meu lado. O povo de Roraima não suporta mais que existam três senadores em Brasília, dos quais apenas tem responsabilidade dom o Estado”, disse Jucá.

Nós temos que recuperar Roraima, mas para isso é preciso termos políticos comprometidos com nosso povo. O eleitor não pode mais arriscar em suas escolhas. Eu posso falar por mim e pelo que faço. Os demais, são uma senadora acomodada e um outro lunático. Então aparece Luciano com uma proposta visionária e responsável. Suas qualidades como homem público são inegáveis. E ficarei feliz de fazer dobradinha com o Luciano”. disse Jucá.

É preciso união e experiência para ajudar no trabalho de reconstrução do nosso Estado. E por isso fico muito feliz com a decisão do meu amigo Luciano Castro de se lançar como pré-candidato ao Senado Federal. Conheço sua história de trabalho e sei da sua capacidade e vontade de contribuir com o desenvolvimento de Roraima e por isso, vamos somar forças para que nosso Estado cresça, oferecendo oportunidades para todos”, disse o senador Romero Jucá no lançamento da pré-candidatura de Luciano, ontem.

E quem vai ao Governo?

Especula-se que ou Luciano Castro ou Teresa Surita será candidato do grupo de Jucá ao Governo do Estado.

A coesão na relação política e de amizade entre Luciano Castro, Teresa Surita e o senador Romero Jucá é notória, absolutamente inegável. Pressupõe que os três estarão juntos no mesmo palanque no processo sucessório do ano que vem, já definidas as candidaturas ao Senado.

Porém impõe-se a seguinte interrogação: ‘e quem será o nome do grupo para disputar o Palácio Senador Hélio Campos?’. A pertinência da pergunta evidencia-se pelo fato de não termos ainda uma definição se a prefeita Teresa será ou não candidata à sucessão de Suely.

Teresa tem sido evasiva embora todos apostem que ela será o nome da cabeça da chapa. Mas como ela própria já adiantou que só se pronunciará oficial no ano que vem, depois do Carnaval, teremos que aguardar inquietos e nervosos por esse momento.

Tudo acaba em ‘selfie’

Tem sido essa a rotina Jucá pode onde passa: sempre cercado e muitas ‘selfies’, conforme galeria abaixo.

É comum ouvirmos em conversas de bate-papo e principalmente nas redes sociais que a popularidade do senador Romero Jucá desvalorizou ultimamente, está em baixa, declinou. Ledo engano. Uma das mais proeminentes figuras públicas do país, Jucá continua sendo abraçado, apertado e rodeado por onde vai. Ontem em três momentos distintos, Jucá teve que atender aos inúmeros pedidos para fazer as famosas “selfies’, entre amigos, aliados seguidores e sobretudo correligionários fieis. E por ontem tem passado a cena se repete em patente referência que a notoriedade continua em alta.

Colégio Militar no Cine ALE | O Colégio Militar Irmã Maria Teresa Parodi participou na tarde ontem (foto acima), da última edição de 2017 do Cine ALE Cidadania, que atendeu este ano a mais de quatro mil estudantes de escolas da capital e do interior. E a pedido da escola, o filme exibido nessa sessão foi ‘Extraordinário’, um longa metragem que conta a história do garoto Auggie Pullman, que nasceu com uma deformidade facial e aos 10 anos foi a escola pela primeira vez, e que precisa lidar todos os dias com o comportamento, olhares e rejeições de quem está a sua volta. Para o gestor Coronel Elson Paiva, o filme ‘Extraordinário’ é muito interessante porque aborda questões que estão presentes dentro das escolas em todo o País. Segundo ele, antes da militarização, havia um clima de desordem e desrespeito entre alunos, professores e colaboradores. “Eu tinha que trazer uma turma de alunos porque o bullying é uma prática que acontece, que afeta a autoestima, deixa o aluno deprimido e tem estudantes que até se matam por causa dessa pratica do bullying”, lamentou. O Cine ALE Cidadania colabora com essa prática de educação sobre assuntos pertinentes aos jovens como prevenção a drogas, a doenças sexualmente transmissíveis e ao bullying. Antes de o filme principal começar, os estudantes assistem a um vídeo institucional elaborado pela Assembleia Legislativa de Roraima e cujo intuito é promover a reflexão entre os estudantes.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: