A campanha já começou e só um candidato a prefeito de Boa Vista têm movimentação financeira.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h11

lll
A campanha pela Prefeitura de Boa Vista já ganhou as ruas, mas há só um registro de movimentação financeira no TSE.

Após mais de uma semana do pontapé inicial das campanhas para prefeito de Boa Vista, apenas um dos 9 candidatos que estão na disputa pelo comando da capital registrou movimentação financeira de doadores ou de receitas próprias como manda a resolução do TSE: o médico e empresário Kalil Coêlho (PV) que registrou recebimento de R$ 20.000,00, no primeiro relatório encaminhado ao Tribunal. A origem do rebimento: recursos próprios, ou seja, não veio de doação de terceiros.

Com a edição da reforma eleitoral, candidatos e partidos políticos são obrigados a enviar à Justiça Eleitoral o relatório financeiro de campanha, a cada 72 horas, contadas a partir do recebimento da doação. As informações de receitas e despesas veiculadas na página do TSE são de exclusiva responsabilidade do prestador de contas, cabendo à Justiça Eleitoral tão somente divulgá-las.

Isso significa que pelo rigor da lei atual e mais pela crise financeira que vivemos atualmente nenhum dos postulantes ao Palácio 9 de Julho recebeu qualquer tipo doação. Lembrando que para a eleição deste ao o Supremo Tribunal Federal proibiu que candidatos recebam doações de empresas podendo contabilizar dinheiro apenas de doações pessoais e de receitas próprias. E fixou fixado para o município de Boa Vista que o limite máximo para o 1º turno é de R$1.830.123,37.

Veja aponta vantagem de Teresa 
lll
Segundo a Revista Veja há sondagens nos comitês políticos que apontam vantagem da prefeita.

Boa Vista ainda não tem pesquisas eleitorais registradas, mas as sondagens internas de diferentes comitês já estão na praça e colocam a prefeita Teresa Surita (PMDB) na liderança com alguma folga (na casa de 50%) e uma indefinição sobre quem seria o segundo colocado.

É o que expôs a revista Veja em sua edição especial dedicada aos pleitos municipais nas capitais. Segundo a publicação Teresa tem ainda a seu favor a máquina pública da prefeitura e a estrutura do grupo político a que pertence liderado pelo ex-marido, o senador Romero Jucá (PMDB), ex-ministro do Planejamento.

E larga também com o maior número de partidos coligados (dez) e, portanto, mais tempo de TV no horário eleitoral gratuito. Teresa é a única remanescente dos nomes que concorreram em 2012. Os adversários, por isso, não devem se beneficiar de recall direto, numa eleição mais curta e com restrições ao financiamento.

Porque Boa Vista está fora?
lll
Boa Vista é a única capital do País onde o Ibope não realizou pesquisa de intenção de voto.

Tenho acompanhado a corrida eleitoral em todo o país, principalmente pelas amostragens que são exibidas nas capitais pelo Instituto Ibope.

O que me causa certo sobressalto é que entre todas as capitais apenas Boa Vista não foi visitada ainda por agentes do maior instituto de pesquisa do país.

Certamente não há interesse do Ibope em pesquisar Boa Vista, talvez pela insignificância de nosso colégio eleitoral, o menor entre as capitais. Mesmo assim não faz sentido nenhum. Alguém tem que contratar o instituto para medir a intenção de voto aqui.

Suely vai a Maduro?
ll
A governadora Suely está organizando uma visita do presidente Maduro.

Mesmo agonizando e em estado de crise de identidade a Venezuela ainda aparece como um atrativo para o Governo de Roraima. Tanto que a governadora Suely Campos está ajustando tempo para se encontrar com Nicolas Maduro.

A visita está sendo organizada pela secretária de Assuntos Internacionais, Fátima Araújo Costa, conforme o decreto publicado no último Diário Oficial. A data e o assunto não foram informados.

Não deixa de ser uma novidade, embora um contrassenso. Certamente não é uma boa hora visitar o país de Maduro por conta das anormalidades que se verificam atualmente onde nem comida há para seus moradores.

Além do mais a Organização dos Estados Americanos (OEA) proclamou o “fim da democracia” na Venezuela onde não há nenhuma liberdade fundamental nem nenhum direito civil ou político. Hoje, na Venezuela, não há democracia nem Estado de Direito.

Nova visita da CPI
lll
O deputado Jorge Everton anunciou a nova visita à Cadeia Pública para a próxima terça.

A visita dos membros CPI do Sistema Prisional à Cadeia Pública de Boa Vista foi remarcada e será realizada na próxima terça-feira, 30, às 15h. O cancelamento ocorreu pela suposta ameaça de uma rebelião naquela unidade prisional, motivada por uma decisão administrativa da Sejuc, que teria causado uma revolta no sistema com um princípio de rebelião.

“O secretário pediu que remarcássemos uma nova data porque estava tendo muita confusão e não teríamos condições de entrar. Em respeito à situação dos reeducandos e a dos policiais que trabalham na unidade, resolvemos remarcar uma nova data, mas já estamos aguardando a documentação que foi solicitada para começarmos a fazer um levantamento sobre valores pagos em contrato, superfaturamento já que existe uma denúncia da alimentação do sistema prisional”, disse o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, deputado Jorge Everton (PMDB).

Melhorar as escolas. Como?
lll
Melhorar a estrutura física das escolas está entre as prioridades do secretário Emanuel Moura.

Um detalhe merece atenção sobre o discurso do novo secretário de Educação, Emanuel Alves de Moura: melhorar a estrutura física das escolas estaduais, a maioria funcionando em condições precárias.

O Governo, aliás, tem enfrentado problemas especificamente para reformar e estruturar suas escolas. Os dois secretários que antecederam Emanuel não conseguiram – Selma Mulinari e Marcelo Campbell.

Além do mais tem que arranjar o processo de contratação de empresas que se encarreguem do serviço. O último deu no que deu. Todos sabem…   

Qualidade de vida
lll
Os indígenas receberão diversos tipos de atendimento médico oferecidos pelo Governo.

Os indígenas da comunidade Raposa I, no município de Normandia, recebem amanhã o mutirão de saúde promovido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Secretarial Especial da Saúde Indígena. A ação será das 8h às 17 horas, com atendimento em cinco especialidades médicas, além de exames para complementar o diagnóstico.

Para a realização da ação, a Sesau disponibilizou médicos nas especialidades de ginecologia, cardiologia, oftalmologia, pediatria e urologia.

A edição do mutirão contará ainda com ações de saúde bucal, tanto na área preventiva, com aplicação de flúor e limpeza, como na área curativa, com serviços como extração e obturação.

Salários congelados
lll
Na Câmara dos Deputados há mobilização para que os salários sejam congelados por 5 anos.

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) feita pelo deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) quer congelar o salário dos políticos por cinco anos. A proposta congela os salários de todos os detentores de mandato eletivo, nas três esferas de governo, pelos próximos cinco anos.

Segundo o parlamentar, o aumento do subsídio para deputados federais e senadores ocasiona o efeito cascata aos demais agentes públicos da esfera estadual e municipal.

Até agora, 40 parlamentares apoiaram a PEC, que precisa ter pelo menos 171 assinaturas para ser apresentada.

lll
Edição da Mostra Científica da Rede Municipal de Ensino deixa as crianças motivadas e interessadas em novas descobertas.

Ciência e descobertas | A Secretaria Municipal de Educação encerra hoje a segunda edição da Mostra Científica da Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal Luiz Canará, no Senador Hélio Campos. Este é um momento em que os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental evidenciam seus experimentos, projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano letivo. Os projetos partiram do tema “Pequenos Grandes Cientistas”, tendo como eixo norteador o bloco das Lições do Livro de Ciências intituladas “Eu Observo”. Este bloco tem como subsídio as novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Além de desenvolverem o estudo em sala de aula, o Laboratório de Informática foi a ferramenta de pesquisa e os professores do laboratório os grandes parceiros no desenvolvimento dessa metodologia.


CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.
Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts