A PRÉ-CANDIDATURA DE SHÉRIDAN: Um discurso que é pura demagogia e engodo.

 A PRÉ-CANDIDATURA DE SHÉRIDAN: Um discurso que é pura demagogia e engodo.

A deputada Shéridan quer ser prefeita de Boa Vista.Mas como politica não disse ainda que veio.

Compartilhe este artigo

There is no ads to display, Please add some

“Eu venho!
Antes de gravar essa mensagem, pedi a Deus que levasse cada palavra minha aos corações do povo de minha cidade e, dessa forma, todos pudessem perceber que o nosso projeto e nossa história são os planos de Deus, e o melhor para nossa cidade. Eu venho! E quero te convidar para, de onde você estiver, vir junto comigo!. Como você imagina o futuro? Como você quer que seja? Eu quero uma cidade que cuida melhor das pessoas, uma cidade mais viva! É para trabalhar por isso que sou pré-candidata a Prefeita de Boa vista. Vem comigo!.  
Sheridan Esterfany Oliveira – Deputada Federal, na abertura do vídeo de sua apresentação como candidata a prefeita de Boa Vista.

A demagogia e o engodo podem envolver corações e mentes de uma parcela expressiva da população, mas não submete a maioria ao ilusionismo de discursos que expressam a cooptação sedutora como forma de convencimento.

Shéridan Esterfany Oliveira (que um dia já foi Anchieta) apareceu hoje (14) em redes sociais a se lançar pré-candidata à Prefeitura de Boa Vista. Um direito líquido e certo como cidadã, mas todos sabem quais peculiaridades forjaram a personalidade política da atual deputada federal.

Shéridan reinou em seu mundo fantasioso enquanto José de Anchieta foi governador de Roraima, trono herdado do velho brigadeiro Ottomar Pinto. Montada em uma estrutura fausta, dinheiro sobrando para proselitismos e bondades, calçou o alicerce de sua primeira campanha em 2014 quando se elegeu soberana atingindo o quociente eleitoral à época.

Mas sua timidez e a performance inexpressiva no primeiro mandato, quase a derrotaram na eleição seguinte em 2018.

No vídeo de hoje (14), de apresentação de sua pré-candidatura, com duração de 4m18s, Shéridan fala de futuro como se ela tivesse projetado algo de bom para o povo roraimense, como a liderança política pretensiosamente que pensa que é.

O que Shéridan deixou de legado quando foi secretária de Promoção Social e Humana do Estado, no seu governo paralelo? ZERO. O que Shéridan já fez pelo Estado nesses quase 6 anos de mandatos na Câmara dos Deputados? NADA. Absolutamente nada.

Ela diz no discurso inicial como pré-candidata que as prioridades de agora vão muito além de embelezar a cidade, tapar buracos e iluminar praças. E que é preciso educar as crianças. E blá, blá, blá….

É bom saber que Shéridan nunca direcionou um centavo de Real para a Prefeitura construir as dezenas de escolas modernas e creches, erguidas nos últimos dois mandatos da prefeita Teresa Surita.

Sheridan nunca colocou um centavo para asfaltamento de centenas de ruas, sinalização vertical e horizontal, drenagem em todos os bairros, construção de ciclovias, iluminação pública moderna, dentro volumoso projeto de mobilidade urbana que contemplou a maioria dos moradores da cidade com infraestrutura adequada.

A gestão atual paga salários em dia, tem em seus quadros de servidores a maioria com emprego fixo, por meio de concurso, modernizou a máquina pública, paga fornecedores dentro do mês, presta uma educação de qualidade, melhorou a saúde, com investimentos volumosos no Hospital da Criança e construção de várias Unidades Básicas de Saúde em quase todos os bairros, investiu pesado em segurança, melhorou as condições dos agricultores da zona rural e elevou Boa Vista a um patamar de qualidade social invejável com o projeto da Primeira Infância, referência dentro e fora do Brasil.  

Definitivamente a deputada Shéridan (PSDB) não está qualificada para administrar uma cidade do porte de Boa Vista. No entanto espalha em redes sociais e em bate-papos que quer ser prefeita da capital.

E tem como discurso de entrada a tentativa de desqualificar com lorotas e inventando coisas, a bem sucedida administração de Teresa Surita – que tem aprovação de mais de 80% do boa-vistense.

Entre delírios e devaneios Shéridan apresenta-se como se fosse a mais pura das proeminentes figuras da política, quando todos sabemos que seu passado a condena.

Ou esqueceram que foi Shéridan e seu então marido Zé Anchieta (já falecido) os responsáveis pela desgraceira que afundou Roraima num buraco sem fim?

Ademais qual o lastro, o capital eleitoral de Shéridan? Em 2014 montada na máquina e abastada em grana, Shéridan obteve 35.555 votos. Mas em 2018. já decadente e ainda à sombra de Anchieta conseguiu minguados 12.129 votos.

E quais as credenciais de Shéridan como gestora? Nenhuma. Sua única experiência como administradora vem do tempo que desenvolvia ações puramente assistencialistas com foco nas eleições de 2014, na Secretaria Extraordinária de Promoção Humana, criada essencialmente para ela [Shéridan] comandar o maior esquema de politicagem da época.

É tanto que responde a processo no STF justamente por compra de votos, já denunciada pela Procuradoria Geral da República, o que pode lhe causar a perda do mandato e dos direitos políticos.

O povo de Boa Vista quer sinceridade. Quer trabalho. Quer emprego, geração de renda. Quer sentir sob seus pés as ações do seu prefeito. Ou seja, tudo o que está sendo feito agora.

Como os demais políticos que não mostraram nada ainda para se qualificar a um cargo da envergadura de uma Prefeitura de capital, mesmo que seja em um estado pobre como Roraima, Shéridan usa uma retórica passional e apelativa para obter poderes políticos. É o uso da promessa pública em demasia.

O demagogo está intimamente relacionado com a política. Ele age calculadamente apelando às emoções do público, estimulando seus preconceitos, seus medos e suas vaidades por meio de retórica e propagandas para conquistar o eleitorado. Geralmente, seus discursos são tomados de temas “ditos populistas”, o que mais se verá na campanha que se avizinha.

É absolutamente perceptível que a atual gestão tem se movido para frente. Teresa restaurou o poder público municipal, resgatou a confiança da população na administração, perdida na desastrosa gestão do mestre Iradilson Sampaio. E está deixando um legado incontestável.

Portanto, Shéridan, se você quer mesmo ser prefeita de Boa Vista. Se você se acha qualificada para tal, faça como os velhos marinheiros em dias de tempos nublados e de tempestades torrenciais: ‘reme o barco devagar’. Você num tá com essa bola toda não!’.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / texpeditoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

peronico

http://peronico.com.br

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: