A sorte caiu no colo de Zé Anchieta. De novo…

A Coluna de Hoje | Publicada 00h06

Teresa dirige-se para Anchieta e cobrou comprometimento ao anunciar seu apoio político. Foto | Jackson Souza

O ex-governador José Anchieta Júnior, o Zé Anchieta (PSDB), é realmente um sujeito sortudo. Primeiro pelas circunstâncias que o levaram a ser governador de Roraima em 2007, com a morte do velho brigadeiro Ottomar Pinto. Em seguida elegeu-se a um segundo mandato, montado na estrutura de Governo.

Agora novamente postulante a entronizar-se de novo no Palácio Senador Hélio Campos, Anchieta ganhou ontem o que certamente será o mais esperançoso e prometedor apoio eleitoral que um político que busca um novo mandato de governador poderia almejar

Anchieta recebeu com pompas e circunstâncias a aliança de consorte para essas eleições de ninguém menos que a prefeita Teresa Surita (MDB), seguramente a mais proeminente figura pública do Estado, dona do maior e mais expressivo ativo eleitoral da atualidade, capaz de decidir a parada inclusive no 1º turno.

O anuncio da aliança foi feito em ambiente festivo, com capacidade esgotada e pela vozearia no instante em que Teresa sacramentou o ajuntamento, ficou claro que o casamento está aprovado, inclusive apadrinhado pelo presidente do MDB, o senador Romero Jucá que também estará compondo a chapa com Anchieta, para o Senado.

Teresa estava serena, porém, reflexiva e austera, como sempre, nas colocações dirigidas ao agora apoiado, pontuando as razões de sua decisão e exigindo comprometimento de Anchieta para os deveres de governador para com o povo de Roraima. “Mais do que nunca, precisamos nos orientar por valores e princípios que construam e mantenham a confiança das pessoas em nosso trabalho. Viu Anchieta!”, disse, olhando bem na direção dele.

“Esse apoio acontece em função da minha avaliação sobre o momento que o nosso Estado está passando. Eu acredito que o Governo que está aí hoje não pode continuar em hipótese alguma. Como todos sabem, vivemos tempos difíceis e desafiadores, no mundo, no Brasil, em Roraima e em Boa Vista. Me alio a você, Anchieta, crédula na sua capacidade de entender o momento que vivemos em Roraima e confiante que você será capaz de recuperar o que o nosso perdeu nesses últimos anos”, observou.

A crise passa por várias frentes, seja econômica, social ou política, ou tudo misturado. O que vemos pela frente são desafios que passam por entender as demandas dos cidadãos, e não tem sido fácil. Daqui 4 meses teremos as eleições, muitas novidades, lidaremos num ambiente complexo, os partidos estão sem orçamento, teremos que fazer mais com menos. E a solução, ao meu ver, passa por construir uma relação de confiança entre nós, MDB e PSDB.

Teresa exige comprometimento

A prefeita Teresa defendeu a construção de um projeto consistente de Governo. Foto | Jackson Souza

Teresa disse ainda que é importante que todos estejam comprometidos em oferecer um plano de governo consistente, comprometidos em construir juntos um governo a serviço das pessoas porque segundo ela “Roraima merece, o povo merece uma gestão voltada para resultados”.

E concluiu: “Então, Anchieta, vamos trabalhar juntos. Temos desafios importantes a superar. Você conhece o Estado, conhece as demandas de ponta a ponta. Tenho certeza de que não lhe faltará disposição para realizar as transformações necessárias, de maneira a melhorar a vida de todos os roraimenses. Outubro está ai. Vamos arregaçar as mangas”.

Extrai-se dessa aliança, contudo, uma pequena e objetiva reflexão:  De que forma Teresa vai fazer para incorporar seu ativo eleitoral à candidatura de Anchieta? Será esse sem dúvida seu maior desafio porque depois que decidiu não ser mais candidata, o eleitorado que a segue ficou acéfalo, sem opção. Persuasão e capacidade de convencimento é que deve balizar seu discurso de agora por diante.

Jucá fecha apoio do MDB e PSD

O senador Romero Jucá fechou a aliança com Anchieta, envolvendo MDB e PSD. Foto | Benício Moreira

Coube ao senador Romero Jucá abrir o encontro de ontem que consumou seu apoio e o de Teresa Surita ao candidato Anchieta Júnior. Jucá vem com força total, trazendo aliados expressivos e a estrutura de dois grandes partidos, MDB e PSD.

Antes de decidir o formalismo da aliança Jucá revelou ter feito avaliações as mais diversas sobre possibilidades de acordos e concluiu que juntar-se à Anchieta foi a melhor escolha.

“Nós estamos apoiando o Anchieta, vamos compor a chapa para o Senado e trabalhar em conjunto para eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais. Finalizamos esta etapa unidos e com muita força para buscar uma conscientização da população e a vitória na eleição”, ressaltou.

  • Quando a prefeita Teresa manifestou sua decisão de continuar na prefeitura, nós anunciamos publicamente que iríamos avaliar o quadro e conversamos com vários partidos, internamente com os prefeitos e lideranças políticas e definimos que o MDB e o PSD tomariam sua posição. Hoje, estamos reunidos para anunciar que estamos fechando a posição com o pré-candidato Anchieta Jr”.

Jucá relembrou que o MDB, PSD e PSDB já estiveram juntos em outros momentos importantes para Roraima. “Trabalhamos unidos em obras importantes e é natural na política que as vezes, estejamos juntos e em outras, a gente se afaste. Mas nunca houve da nossa parte nenhuma ruptura que pudesse se definir como intransponível”, disse.

Anchieta minimiza divergências

Anchieta agradece o apoio recebido de Teresa e Jucá, um reforço substancial. Foto | Jackson Souza

Ao mesmo tempo que manifestou gratidão pela aliança consumada, Anchieta apegou-se a um discurso de harmonia com a límpida intenção de desfazer algumas ranhuras que existiram não faz muito tempo entre eles.

Afirmou porém que o dinamismo da política permite que as divergências sejam imêmores, esquecidas e compelidas quando há interesse comum. “E o interesse comum nesse momento é a nossa união em defesa de Roraima, com o foco na recuperação do Estado”, disse.

“O que estamos fazendo aqui é uma demonstração de maturidade política entre pessoas que se unem em prol de uma coisa muito maior que uma questão partidária ou pessoal. Essa união tem esse significado, porque nós já fizemos parcerias”, observou Anchieta.

Ele fez questão de reviver o tempo de governador onde fez parceria proveitosa e positiva com o senador Romero Jucá e com a prefeita Teresa “e as divergências que porventura tivemos no passado, fazem parte da conjuntura política, algo natural nesse meio”.

José de Anchieta disse que divergências são próprias da política.  “Compomos um grupo que se une em torno de algo muito maior que a questão partidária. As divergências que já tivemos fazem parte da política. Existem em qualquer lugar do mundo. Nós aprendemos e crescemos com as divergências”, afirmou

Abel Galinha será o vice

Abel (esquerda) foi citado por Jucá como o provável candidato a vice na chapa de Anchieta.

Em alta na aliança que se materializou ontem, o deputado federal Abel Galinha, presidente do DEM, será mesmo o vice de Anchieta.

A escolha tem o aval de todos os caciques dos partidos envolvidos na coligação, que envolve o MDB, o PSD, o PSDB, o Solidariedade e o Dem.

“A escolha está praticamente definida. Falta apenas batermos o martelo”, afirmaram uníssonos, Jucá e Anchieta. Jucá disse ainda que em nenhum momento o MDB reivindicou a indicação do vice.

Quanto a Abel, que se encontrava no local, ele próprio afirmou que todas as conversações já foram concluídas. “Anunciar meu nome na chapa de Anchieta é algo que faremos em breve”, disse.

Chico ganha força no grupo

A candidatura de Chico para o Senado na aliança está referendada por Jucá e Anchieta.

O ex-governador Chico Rodrigues ganhou teve sua candidatura ao Senado, na aliança de Jucá com Anchieta, apadrinhada por ambos.

Filiado ao DEM, presidido por Abel Galinha, o nome de Chico foi referendado publicamente ontem por Jucá e Anchieta.

“Chico será o outro nome do nosso grupo como candidato ao Senado”, disse Jucá. A pré-candidatura será anunciada ainda esta semana, conforme previu o deputado Abel Galinha.

Haroldo rumo à Câmara

Haroldo deve seguir o rumo da Câmara Federal.

Desfeito o falatório sobre a possibilidade de candidatura ao Governo de Haroldo Campos – dono do grupo Cathedral de Ensino – que teria inclusive o apoio de Jucá e Teresa, o empresário concentra-se em outra frente.

Haroldo decidiu que será candidato à Câmara Federal pelo PSD, cujo projeto político e de campanha está sendo elaborado e planejado.

Segundo ele o objetivo é avigorar ações sociais em benefício dos mais necessitados através de um mandato eletivo.

Rudson é senador. Quem diria… 

Rudson tomou posse ontem como senador da República e já fez discurso de estreia. Foto | Ascom/Senado

Rudson Leite (PV), quem diria: virou senador da República. Tomou posse ontem, assumindo por 120 dias a vaga de senador como segundo suplente de Telmário Mota (PDT).

Mas para que Rudson ocupasse o cargo com a licença de Telmário e dentro de um acordo de compadrio, o primeiro suplente, Thieres Pinto, solicitou licença saúde de dois dias e licença particular de 180 dias.

Rudson Leite da Silva, tem 54 anos, é empresário e natural da capital do estado, Boa Vista. Atualmente, ocupa o cargo de presidente estadual do Partido Verde. Em Plenário, relembrando sua trajetória política, Leite agradeceu familiares, amigos, apoiadores e companheiros de partido.

Prestando esclarecimentos

Jorge Everton é o autor do requerimento que convocação secretário de Saúde para dar explicações.

Está prevista para a sessão desta quarta-feira (6), da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas, a presença do secretário Estadual de Saúde, Ricardo de Queiroz, em atendimento ao requerimento de autoria do deputado Jorge Everton (MDB), aprovado em plenário na última semana.

De acordo com o deputado, a convocação é necessária para prestar esclarecimentos à população e a representantes de segmentos da Saúde, sobre os investimentos da Secretaria Estadual de Saúde nas unidades hospitalares da Capital e do interior do Estado.

É importante questionar ao secretário o que está acontecendo com a Saúde Pública do nosso Estado. Onde está o recurso? Por que não tem luva, não tem dipirona, não tem esparadrapo? Por que os corredores estão tomados de pacientes a míngua enquanto o Hospital das Clínicas está vazio?”, apontou o parlamentar.

O sarampo continua avançando

Imigrantes venezuelanos continuam sendo vacinados para evitar o avanço da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o número de pessoas infectadas com sarampo em Roraima chegou a 172 até ontem (5). Somente nos últimos sete dias masi 30 caos foram confirmados.

Segundo a Sesau há ainda outros 175 casos que seguem em investigação e outros 50 foram descartados pelas análises de laboratório. Além dos 30 casos confirmados, outros 10 novos foram registrados esta semana em Roraima.

Até o dia 16 do mês de maio, o número de casos era 79. Passado quase um mês, o número aumentou para 93 casos, um crescimento de mais de 117%.

Roraima declarou epidemia de sarampo no começo do mês passado, após a informação de que casos já haviam sido confirmados em 10 dos 15 municípios de Roraima. Além disso, o sarampo passou a ser notificado no Amazonas.

Simon Bolívar revive | A Prefeitura de Boa Vista deu início a revitalização da Praça Simón Bolívar. O local recebe serviços de limpeza, iluminação, jardinagem, troca de bancos, reparos, manutenção de calçada interna e externa, pintura e outros serviços. A área localizada na divisa dos bairros 13 de Setembro, São Vicente e Pricumã estava ocupada por mais de 800 imigrantes venezuelanos que viviam no local em condições improvisadas. No mês passado, eles foram levados para abrigos em Boa Vista, numa ação da Força-Tarefa Logística e Humanitária, coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria da prefeitura. A iluminação do local está sendo ampliada e modernizada. Foram implantadas mais seis luminárias com lâmpadas de LED, os postes já existentes foram reformados e as lâmpadas substituídas por outras mais modernas e econômicas. Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista reformou 14 praças e construiu 4 novas, aumentando o número de espaços de lazer e práticas esportivas na capital. A mais recente é a Praça Turística Genésio da Costa Aguiar, localizada no Conjunto Pérola do Rio Branco 5, bairro Dr. Airton Rocha, e é a terceira maior área de lazer da cidade.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta