A ÚLTIMA PÁ DE CAL: Desembargadora sepulta de vez o concurso da Polícia Civil.

A Coluna de Hoje | Publicada 00h05

Candidatos protestam em vão pela realização do concurso da Civil.

Parece que não adianta mais ir às ruas de Boa Vista para protestar pela realização do Concurso da Polícia Civil. A desembargadora Elaine Bianchi, do Tribunal de Justiça, jogou ontem a última pá de cá sobre qualquer possibilidade de reverter a decisão do governador Antônio Denarium. Pelo menos no âmbito da justiça local, o concurso já era.

Bianchi negou recurso interposto pelo Ministério Púbico Estadual que sempre se manifestou favorável à realização das provas que seriam aplicadas hoje e amanhã. A decisão da desembargadora confirma o decreto do governador Antônio Denarium que cancelou o concurso alegando que não tem como manter o certame em virtude da situação financeira caótica do Estado.

Na sentença a desembargadora diz que “além de ilegal seria, no mínimo, temerário insuflar a folha de pagamento neste momento, inclusive quando há elementos a demonstrar que o edital do concurso foi lançado sem a previsão legal orçamentária”.

E decretou: “Diante do cenário que se apresenta, em análise superficial, própria do momento, não vislumbro a coexistência dos requisitos exigidos para o deferimento do efeito suspensivo ao recurso, razão pela qual indefiro o pedido”.

BOA VISTA: Destaque nacional

Teresa comemora a repercussão positiva sobre o currículo infantil.

“Quem disse que Roraima só sai em rede nacional com notícia negativa?”.

Esse questionamento é da prefeita Teresa Surita (MDB) – feito em seus perfis nas redes sociais – diante da repercussão altamente positiva, porque Boa Vista é a primeira capital do país a implantar um currículo de educação infantil alinhado com a Base Nacional Comum Curricular.

Por conta da iniciativa de Teresa, Boa Vista foi destaque em telejornais nacionais e colunas especializadas da grande imprensa.

“Somos referência em educação de qualidade. É um prêmio para nós que trabalhamos com tanta dedicação, com foco no aprendizado e no bem-estar de nossas crianças”, disse Teresa.

Isso só foi possível porque desde que assumi a prefeitura, em 2013, investi na Primeira Infância por acreditar que esta é a política mais efetiva para garantir bons resultados em diferentes áreas, desde a saúde até a segurança pública. Tô imensamente feliz e motivada a trabalhar ainda mais nestes 23 meses à frente da prefeitura.

‘Maduro não aguentará a pressão’, diz Chico

Para Chico, o ditador Nicolás Maduro está enfraquecido.

O senador Chico Rodrigues (DEM) disse que “a fase mais crítica” na fronteira com a Venezuela já passou.

“Estamos próximos do fim da crise na fronteira. O [Nicolás] Maduro não vai aguentar a pressão. Resolvendo a questão por lá, claro, o fluxo migratório vai diminuir”.

O senador acredita que a maioria dos venezuelanos que fugiram da ditadura bolivariana cruzando a fronteira em Pacaraima deseja voltar à terra natal.

“Eles querem voltar. O Exército está em Roraima, o clima é bem diferente daqueles meses mais tensos no ano passado, mas estamos ansiosos para que a situação [na Venezuela] se resolva logo. O impacto será imediato”. Fonte | O Antagonista

Sai um general. Entra um coronel

Pazuello foi substituído na Sefaz por um coronel do Exército.

O general de divisão Eduardo Pazuello, que ocupou a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) desde o dia 10 de dezembro do ano passado – quando se iniciou a intervenção – deixou ontem o cargo.

Não houve solenidade de transmissão de cargo para o novo ocupante. Pazuello reuniu servidores da Secretaria para se despedir.

Para seu lugar o governador Antônio Denarium (PSL) escolheu um outro militar graduado: o coronel de Exército Marco Antônio Alves.

Os decretos de exoneração e nomeação estão publicados no último Diário Oficial do Estado [de nº 3419] datado de ontem.

Energias para Roraima 

Marcos Jorge participou ontem da reunião do CNPE.

Ontem, durante a reunião do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE – do qual é membro, o ex-ministro e atual secretário estadual de Planejamento Marcos Jorge de Lima fez uma intervenção pelo Estado de Roraima.

Falou dos apagões recorrentes que têm afetado em muito a população local e, diante disso, o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, assumiu o compromisso de iniciar o processo de Leilão para o Suprimento de Energia Fotovoltaica (Captação Solar) e Eólica (Vento/Moinhos) no estado, visando acabar com esses transtornos, o que também conferirá autonomia e preços mais baixos aos consumidores.

“Enquanto se resolve na Justiça o problema da licença ambiental para a construção do Linhão do Tucuruí, o Ministro ainda me garantiu que vai investir no armazenamento de energia através de um sistema de baterias para evitar os apagões”, disse o secretário.

Hospitais interditados pelo CRM

Condições precárias interditaram o Hospital Geral de Roraima.

Os principais hospitais públicos de Roraima estão no fundo do poço. Hospital Geral e Maternidade Estadual sofreram mais um revés imposto pelo Conselho Regional de Medicina (CRM):

As duas unidades estão suspensas de realizar cirurgias eletivas, segundo o CRM, por absoluta falta de condições técnicas e materiais.

Ontem de manhã a presidente do órgão, Rosa Leal, oficiou junto à direção das unidades a comunicação da decisão da plenária de conselheiros médicos, realizada na quarta-feira, 13.

O auto de interdição foi fixado na entrada dos blocos onde são realizados procedimentos.


CONTATOS DO AUTOR www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Mais Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: