Abates clandestinos são ‘detonados’ na Feira do Produtor. Tinha até frango de granja sendo vendido como ‘galinha caipira’.

Compartilhe nosso conteúdo!
*** A Coluna de Hoje /// Publicada 00h13m ***
Os frangos eram abatidos e mergulhados em corante de cor amarela e depois vendidos como galinhas caipiras.

Uma operação contra o abate clandestino de aves foi realizada na manhã de ontem na Feira do Produto com o objetivo de remover pequenos negócios que vendiam principalmente galinha caipira. A ação foi coordenada pela Prefeitura de Boa Vista com apoio da Vigilância Sanitária, Receita Federal, Agência de Defesa Animal e da Emhur. Foram encontrados vários produtos e materiais em desconformidade com as normas sanitárias.

Barracas instaladas irregularmente na feira foram fechadas e destruídas e os abates todos irregulares desativados. A surpresa da ação ficou por conta da descoberta sobre a venda de galinhas caipiras adulteras. O chamado frango de granja eram mergulhadas em balde com corante para parecerem galinhas caipiras.

A Vigilância Sanitária encontrou balde com tinta amarela para colorir os frangos artificialmente, deixando o frango normal com ‘cara’ de caipira. A coloração dos frangos, segundo a Vigilância Sanitária, era feita para obter lucro maior, já que a galinha caipira custa mais caro e é a mais procurada pelos compradores.

A Prefeitura de Boa Vista determinou que o local só voltará a funcionar após as adequações nas estruturas físicas e equipamentos. As condições no local são absolutamente impróprias para o comércio que era realizado. Não tem higiene, é tudo muito sujo e as pessoas envolvidas não usam o equipamento adequado para este tipo de serviço.

A interdição de abatedouros artesanais por órgãos de fiscalização na área urbana foi determinada no início do ano e reflete um cenário negativo aos criadores e comerciantes que atuam com abate de frangos em feiras livres da Capital.

Há algo a comemorar? Claro que não…

O Palácio do Governo quer realizar festa para o servidor, hoje. Mas os sindicatos prometem retaliar o evento.

Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público. Sinceramente você acha que há algo a comemorar?

Nunca na história política de Roraima viu-se tanto descaso com o funcionalismo. É sem dúvida a pior gestão. De tão ruim, o Governo pode sofrer represália se for realizar festa hoje, como vem prometendo.

É que os sindicatos de várias categorias do serviço público ameaçam reagir se de fato o Governo ousar em fazer festa.

O anúncio de que Governo do Estado estaria organizando uma festa que seria realizada no Parque Anauá, para comemorar a data, revoltou os presidentes dos sindicatos que representam os servidores públicos, que já se organizam para uma manifestação caso o evento ocorra.

Telmário, o enganador…

No comercial da rádio, Telmário, nada modesto, diz que é classificado como o melhor senador de Roraima.

O senador Telmário Mota está veiculando em uma rádio local – espaço comprado, claro – uma publicidade de pura promoção pessoal.

Ele relata uma lista sem fim de realizações para Roraima e no fim diz que “por isso Telmário Mota é o melhor senador de Roraima e o 3º melhor do Brasil”.

A propaganda enganosa só não explica de onde saiu essa classificação. Pois Telmário é sim classificado sim como o pior senador de Roraima de todos os tempos.

Depois da tempestade, a bonança

Jucá prometeu acelerar a liberação de recursos que beneficiarão todos os municípios roraimenses.

O senador Romero Jucá (PMDB) desembarcou em Boa Vista, ontem, quase um mês depois que saiu daqui em avião-ambulância, acometido de infecção intestinal, mais tarde diagnosticada como diverticulite.

Submetido a cirurgia Jucá voltou a Brasília na semana passada para articular a absolvição de Aécio Neves no senado e livrar Michel Temer da ‘degola’, na última quarta-feira.

E ontem, ao seu estilo, Jucá foi ao programa Rádio Verdade (93.3 FM), com Bruno Perez e sem trancas no vocabulário soltou o verbo, literalmente.

O decadente Governo de Suely Campos, óbvio, foi o prato servido na pauta da entrevista. Sobrou também para o desocupado Faradilson Mesquita, cujo oficio é invadir terras nos arredores de Boa Vista, a quem o senador batizou de ‘picareta’.

Mas sobrou também notícias alvissareiras. Para o senador agora que o Governo Temer terá uma calma relativa, vai ser possível liberar mais verbas para Roraima. E ele revelou que todos os 15 municípios, sem exceção, serão atendidos.

Abel: ‘num tô nem ai para o Temer’

Abel: “eu não tenho nada com o governo de Temer e não me vendo por emprego”.

O nome do deputado Abel Galinha (DEM) está listado entre os ‘traidores’ que serão retaliados pelo Governo de Temer por terem votado a favor da denúncia contra o presidente, na última quarta-feira.

Abel, diferente da primeira votação, votou ‘sim’ pelo prosseguimento da denúncia por obstrução de Justiça e organização criminosa, e por isso estaria correndo o risco de perder benefícios no Governo. O DEM partido de Abel, é da base aliada de Temer.

Mas antes que surjam boatos maldosos, Abel, ao seu modo, natural, aliás, foi logo cantando de galo: “eu não tenho nem vergonha com esse governo, quanto mais po… de cargo. Se tem um político em Roraima que não se vende por cargo esse político sou eu. Eu não sou empregado e nunca fui empregado de ninguém”, esbravejou.

Vicinais serão recuperadas | As estradas vicinais que dão acesso aos Projetos de Assentamento Ajarani e Maçaranduba, situadas na região de Campos Novos, em Iracema receberão 72 km de obras de recuperação. O anúncio foi feito pelo senador Romero Jucá (PMDB), durante a assinatura de convênio, ontem de manhã (foto acima). Campos Novos é considerado o segundo maior pólo de produção de banana do Estado e a comercialização estava inviabilizada pelas péssimas condições das estradas vicinais. “Estou trabalhando na captação de recursos para atender nossos municípios com essas obras de recuperação. Mesmo sendo uma responsabilidade do Estado, estamos atuando em parceria com as prefeituras, garantindo o apoio que nossos produtores precisam para escoar sua produção e melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o senador. O superintende do Incra, Antônio Adelson Gomes (Maranhão), informou que outros convênios dessa natureza serão formalizados em breve, consolidando a parceria com as prefeituras e o senador Romero Jucá. “Em pouco mais de um ano da nossa gestão, trabalhamos com essa parceria e conseguimos trazer resultados efetivos para os municípios. Em Iracema, mais de 300 famílias serão beneficiadas diretamente com essa obra que fortalece o setor produtivo do nosso Estado”. Até o momento, foram assinados convênios para recuperação de vicinais em Boa Vista, São Luís do Anauá e Iracema. O senador está viabilizando mais recursos para atender outros municípios, incluindo Rorainópolis, Caracaraí e São João do Baliza.

Prefeitura de Boa Vista antecipa salários

A Prefeitura anunciou ontem que o salário de outubro será antecipado para a próxima quarta, dia 1º.

A Prefeitura de Boa Vista vai antecipar para a próxima quarta-feira, 1º, o salário de todos os servidores municipais. Conforme o calendário de pagamento, o salário referente ao mês de outubro estaria na conta apenas no dia 4 de novembro.

O município hoje dispõe de cerca de 9 mil servidores municipais e neste pagamento serão injetados cerca de R$ 24 milhões na economia local.

Um dos compromissos assumidos pela prefeita Teresa Surita é manter o pagamento dos funcionários em dia, repassando o salário conforme o calendário de pagamento, sem atrasos e quando possível com antecipações.

Consul do Japão visita ALE

O cônsul foi recebido pelo deputado Masamy Eda e pela esposa do deputado Jalser Renier, Cinthya Padilha.

O cônsul geral do Japão, no Amazonas, Shuji Goto, acompanhado da assessora Takako Shima, esteve ontem na Assembleia Legislativa de Roraima quando foi recebido pela primeira-dama do Poder Legislativo, Cinthya Padilha, e pelo deputado Masamy Eda (PMDB).

A autoridade japonesa veio a Boa Vista para a inauguração da Associação Nipo-Brasileira em Roraima (Anir). Esta é a segunda vez que o cônsul vem a Boa Vista. A primeira vez foi em fevereiro, para o lançamento da pedra fundamental do Centro Cultural da Anir.

O deputado Masamy Eda apresentou para Shuji Goto os programas e projetos desenvolvidos pelo Poder Legislativo: Abrindo Caminhos, Escola do Legislativo, Procon Assembleia, Procuradoria Especial da Mulher (Chame – Centro Humanitário de Apoio à Mulher, Núcleo de Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência, Re-Construir), CAM (Centro de Apoio aos Municípios) e Fiscaliza Roraima. A ideia é fazer convênio com o governo do Japão, com a proposta de implementar essas iniciativas do Poder Legislativo. Fonte | SupCom ALE

Bosque dos Papagaios em reforma | O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios fecha as portas a partir deste sábado, 28, para uma minirreforma. Serão executadas melhorias no Mantenedouro de Animais Silvestres e na Quarentena (local de isolamento dos animais para receberem cuidados específicos). Enquanto os serviços durarem, o Bosque ficará fechado para visitação.


CONTATOS DO AUTOR | www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts