Agora é pra valer: GR-14 vai endurecer contra Governo de Suely.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h15

Boa Vista | RR

legenda
OPOSIÇÃO VELADA | Deputados do G-14 anunciam oposição organiza ao governo de Suely Campos.

As especulações de uma possível proximidade dos deputados do G14 – o grupo de maioria na Assembleia Legislativa – com o Palácio Hélio Campos ficaram por ai mesmo, no campo das conjecturas. “Pode anotar ai. Somos oposição. E não tem a menor possibilidade de compormos com a governadora Suely”, asseverou o líder do grupo parlamentar, deputado George Melo. George assume uma postura de independência mas, no atacado, sabemos que o grupão já firmou posição. Em nome da tal governabilidade, ele afirma que não haverá confrontos, nem paralelos. Mas só aprovarão algo que venha do Palácio se for do estrito interesse do povo. Projetos políticos e de interesse pessoal da governadora, nem pensar. Vai tudo para o ralo.

Já houve sinais de discórdia no primeiro semestre quando todos os atos do Governo foram reprovados. “Nós demos todo o tempo do mundo afim de abrirmos uma possibilidade de entendimento. O tempo expirou e agora seremos mais rigorosos e enquadraremos todos os atos do governo”, diz Jorge. Diante dessa indisposição da maioria em relação ao Governo do Povo, Suely que cuide de botar as unhas de molho. Porque sem maioria, ela não governa com tranquilidade. E os caras não estão para brincadeira. E deram uma prova disso ontem: no início da Sessão, o painel eletrônico marcava a presença de apenas 9 deputados – dos dois grupos nanicos da situação. Ai, feito enxame de abelhas africanas, os 15 deputados da maioria submergiram triunfantes no Plenário. É tal coisa, a governadora foi mexer no vespeiro, vetando projetos do Bloco, ai deixou a colmeia irritada. E que aguente a ferroada. Porque vai doer.

Mas o G14 perdeu 

legend
GEORGE MELO | Vetos da governadora serão derrubados na Assembleia.

E já assentado o entendimento, os deputados analisaram dois vetos da governadora aos projeto da LDO. Um foi derrubado. Mas mantiveram outro. O texto da LDO foi aprovado pelos deputados no final do mês de junho, e no final de julho a governadora Suely Campos, devolveu o projeto a Casa com o veto parcial. George Melo avisou que todos os vetos do Governo seriam rejeitados.

Mas o segundo veto referente ao artigo 24, que trata de destinação de 1% da receita líquida corrente do estado para emendas parlamentares de blocos partidários, foi mantido com placar de 11 votos favoráveis e 12 contra. Seriam necessários 13 votos para derrubar o veto. Parece que alguém votou por engano. 

“Fomos derrotados na emenda de bancada e mantivemos a emenda individual. Acho que o Poder Legislativo enfraquece”, disse George.

Kalil Coelho na berlinda 

legenda
RELATÓRIO | Comissão encontrou irregularidades gravíssimas na Sesau.

A batata do secretário de Saúde, Kalil Coelho, tá na chapa. Deputados da Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa, criada para acompanhar a execução dos planos emergenciais do Sistema Prisional e da Saúde, aprovaram o relatório conclusivo e pediram o afastamento do secretário de Saúde, Kalil Coelho. Quatro deputados votaram a favor do relatório e um foi contrário.

O relatório conclusivo mostra várias irregularidades, como substituição de empresa sem licitação, pagamento sem notas de empenho, entre outras.

O relator da Comissão, deputado George Melo, afirmou que foi constatado que uma empresa de propriedade do secretário tinha contrato com a Sesau. Isso é grave. Gravíssimo.

Propaganda enganosa

lgenda
REFORMA | Apenas sete escolas foram restauradas em oito meses de Governo.

O Governo do Povo gaba-se, em campanha promocional na televisão, que comanda do maior programa de revitalização de escolas públicas da história de Roraima. Restaurou 7 em oito meses.

Nessa toada e considerando que existem mais de 300 unidades educacionais precisando de reforma em todo o Estado, vai chegar ao final do atual mandato contabilizando a recuperação de menos de um terço das escolas.

Portanto merece ser penalizado por difundir a demagogia como ação de governo e tentar conduzir o povo para o que não é verdadeiro.

Terra de índio

legend
POUCA ROUPA | Índios seminus ocuparam as galerias da Assembleia.

Sabemos que os brasileiros do sul do pais, que não conhecem a realidade daqui, acham que em Boa Vista os índios andam nu e tudo mais. Pois bem, aconteceu fato inusitado na manhã de terça-feira: dois deputados galegos de Santa Catarina participavam de uma sessão na Assembleia e deram de cara com as galerias entupidas de índios seminus, alguns somente com tanguinhas minúsculas. Ai ficou a certeza: isso aqui é terra de índio. 

Alo MP, cadê você?

A propaganda institucional do Governo do Povo está sendo veiculada com fartura nas rádios e TVs sem obedecer um requisito básico: não há uma empresa contratada, por via da licitação, para criar, produzir e veicular o material.

Isso não pode, porque além de violar as regras do mercado publicitário, nenhum serviço pode ser contratado pelo Poder Público sem o procedimento administrativo formal para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta.

O Ministério Público que só costuma agir quando provocado. Pois então, se sintam provocados, senhores procuradores. Ajam a bem da moralidade e da defesa do erário. Isso constitui improbidade administrativa. E dá cassação de mandato e prisão para quem é o gestor do setor, no caso, o secretário de Comunicação do Governo.

A CNH da discórdia

legenda
CORONEL CHAGAS | Lamentável a decisão da governadora Suely.

Aprovada por unanimidade, a CNH Cidadã, um projeto que beneficiária pessoas de baixa renda com Carteira de Habilitação de graça, foi novamente tema de debates.

Ai Suely, que também prometeu o mesmo em campanha e não cumpriu até agora, vetou a iniciativa. E os deputados foram ontem protestar contra a atitude da governadora. “Um ato de desrespeito com o povo roraimense”, bradou o deputado Jorge Everton. “Uma atitude sem dúvida lamentável. Nós queríamos promover justiça social àquelas pessoas menos favorecidas”, emendou o deputado Coronel Chagas, autor da proposição junto com Everton e Marcelo Cabral. Mas o veto não foi apreciado. Certamente será derrubado.

Ficha suja 

legends
BARRADOS | Projeto de Jorge Everton barra ficha suja no Governo de RR.

Com o objetivo de impedir que pessoas enquadradas na Lei da Ficha Limpa assumam cargos efetivos, comissionados, funções gratificadas ou prestem serviço voluntário ao Estado de Roraima, o deputado Jorge Everton protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia, Proposta de Emenda Constitucional – PEC – que proíbe nomeações de pessoas consideradas ‘ficha suja’.

“Com base nesses primeiros meses da desastrosa gestão da governadora Suely, e preocupado com a seriedade na gestão do Estado em ter zelo pela coisa pública, protocolei ontem uma PEC para evitar que pessoas mal intencionadas, que não merecem estar na vida pública quanto mais na vida política, ocupem cargos e funções de forma indevida”, justificou.

Evangelista ganha apoio

legenda
CAI FORA | Manifestantes querem que Evangelista deixe base do Governo.

Depois que se revelou indignado com o Governo que não leva a sério a educação, o deputado Evangelista Siqueira – aliado de Suely – ganhou aliados. “Rompa com o Governo, Evangelista”, dizia uma enorme faixa enquanto a greve era discutida por deputados da Comissão de Educação e Cultura. No dia anterior, Evangelista proclamou “aliado sim, submisso não”. O que elevou sua moral perante os grevistas.

Fora Selma!

legenda
NA ASSEMBLEIA | Grevista pedem que Selma seja demitida da Educação.

E o movimento fora Selma – que pede a demissão de Selma Mulinari da Secretaria de Educação – bateu às porta da Assembleia ontem.

Além de inúmeras reivindicações postas na mesa de discussão, representantes dos grevistas pediram também a substituição da secretária de Educação, e que deputados da base aliada do Palácio Senador Hélio Campos rompam com o Governo.

“Nós não temos diálogo com ela (Selma Mulinari). Vocês conhecem a arrogância dessa senhora”, Mizaque Souza, coordenador da OPIR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima). De acordo com o Sinter, o Executivo não abriu espaço para negociação e por esse motivo, a greve não tem data para terminar.

Agenda Brasil

legen
PACOTE | Medidas propostas por Renan melhoram economia diz Jucá.

O senador Romero Jucá ressaltou ontem a importância de aprovar a Agenda Brasil, pacote de medidas reunidas pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, com o objetivo de impulsionar a economia brasileira.

Jucá afirmou que a situação financeira dos estados é alarmante, com governos tendo de parcelar salários de servidores, como ocorreu no Rio Grande do Sul, em Pernambuco e Sergipe.

Para Romero Jucá, é preciso que o país acene aos agentes econômicos com medidas de contenção da crise econômica, de modo a não prejudicar ainda mais a confiança o país.

Nós não faremos a transformação se as duas Casas não trabalharem integradas. O papel do Senado e da Câmara é complementar, essa posição é do Congresso Nacional. E a sociedade brasileira cobra hoje da classe política uma saída para a crise que nós estamos vivendo”, afirmou Jucá

Emprego garantido

A Prefeitura de Boa Vista dará posse hoje pela manhã a 46 candidatos aprovados no concurso público realizado em 2012, para o quadro da Secretaria Municipal de Saúde. Serão empossados bioquímicos,  biomédicos, cirurgiões-dentista,  enfermeiros,  técnicos em enfermagem, em nutrição, dietética e  laboratório. A solenidade será realizado no Centro Empresarial Ideias e Negócios com a presença da prefeita Teresa Surita. 

O Concurso de 2012 destinou-se ao provimento de 1.114 vagas para os cargos de Nível Médio e Superior do quadro de pessoal da área da saúde, destes, já foram chamados 1.108.

legend
TRÂNSITO ORGANIZADO | Semáforo da Carlos Pereira de Melo já se encontra em funcionamento.

NOVO SEMÁFORO | Desde a noite de terça, 11, o sistema de semáforos instalados no cruzamento das avenidas Carlos Pereira de Melo com São Sebastião já está em pleno funcionamento. As equipes da Superintendência Municipal de Trânsito intensificaram os trabalhos de forma a melhorar o tráfego naquela região. Antes, no local havia uma rotatória que, segundo moradores, não era utilizada na forma devida. 

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts