Agredida e ofendida em Plenário, vereadora quer punição severa para colega ‘valentão’.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Boa Vista,RR | Publicada 00h12

le
AGRESSÕES | Guarda Alexandre pode ser punido por ter ofendido Mirian Reis, durante sessão.

Ofendida no Plenário da Câmara de Vereadores, na sessão do dia 29 de setembro, quando foi atacada pelo colega Guarda Alexandre, que a chamou de ‘mau-caráter, sem vergonha e dissimulada’, a vereadora Mirian Reis – PHS – não deixará que as ofensas sejam olvidadas e fiquem impunes. Requereu da presidência as imagens e o áudio das agressões, porque exige que o vereador valentão seja punido no Conselho de Ética por falta de decoro parlamentar.

Mirian, que é vice-presidente da Casa Legislativa e da oposição, se dirigiu, na ocasião, à presidente de Comissão de Ética da Câmara, Nira Mota (PV), e pediu apuração sobre as ofensas.

A vereadora Nira Mota disse que quando receber a solicitação de Mirian Reis vai apurar o caso com mais dois membros da Comissão de Ética, da qual é presidente. Segundo ela, serão analisadas as imagens e o áudio da sessão para verificar se houve quebra de decoro parlamentar e para prosseguimento na ação.

O ‘homem bomba’ 

llll
FARADILSON | Agora no comando da Juventude Socialista, do PDT.

O líder comunitário Faradilson Mesquita tem agora as ferramentas legais para seus levantes sociais. Foi empossado no comando da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista – PDT – chefiado por outra figura igualmente explosiva da política local, o senador Telmário Mota. A solenidade foi bastante prestigiada por lideranças de bairro e caciques do Partido.

Polêmico Faradilson terá uma missão extra na eleição do ano que vem: pavimentar a candidatura de Telmário que deve disputar de novo a Prefeitura de Boa Vista.

Deixando rastros

lll
CANDIDATA | Shéridan não esconde que quer se candidata em 2016.

Sexta-feira à tarde a deputada federal Shéridan deixou um pequeno vestígio do que fará no ano que vem, ano de eleições municipais: pretende enfrentar a prefeita Teresa Surita na disputa pelo comando da PMBV.

Fazia uma merenda no Café Expresso quando uma das funcionárias a interrogou: “deputada a senhora sumiu, por quê?”: – ‘é que estou cuidando de minha candidatura para a Prefeitura de Boa Vista’, respondeu na bucha.

Ocorre que terá problema em casa, uma vez que o ex-marido Zé Anchieta (presidente local do PSDB) também quer disputar o Palácio 9 de Julho.

O bombom rende

lll
CASCARDO | O delegado sovina colocou Roraima de novo na mídia negativa.

O caso inusitado da zeladora Eldenice Rocha, autuada na Polícia Federal por ter comido um bombom de chocolate do delegado Agostinho Cascardo, ganhou destaque no Fantástico, programa da Rede Globo de ontem, conforme foi noticiado aqui na coluna na semana passada.

A humilhação causou indignação na maioria dos brasileiros e a ressonância foi absolutamente negativa para a imagem da Polícia Federal, conforme apurou o noticiário.

Imediatamente à divulgação da matéria, a Rede Globo abriu link para uma pesquisa rápida sobre o caso: a maioria não só perdoou Eldecine como condenou o policial pela lambança.

Festival de Pipas

lll
CÉU COLORIDO | O Festival de Pipas acontece hoje no Parque Germano Sampaio.

O Governo do Povo excluiu o Festival de Pipas do Calendário de Eventos Culturais de Roraima que sempre ocorria no Lago dos Americanos, Parque Anauá.

Nem por isso o festival deixará de ser realizado: sua 30ª Edição acontece hoje, a partir das 15 horas, agora no Parque Germano Augusto Sampaio. O objetivo é reunir as famílias e pessoas de todas as idades para uma tarde de lazer e brincadeira com o tradicional concurso de Pipas.

Este ano o Festival tem o apoio da Prefeitura de Boa Vista e Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura – Fetec. Estão programadas diversas atrações, em especial, o concurso de Pipas que premiará com troféu a pipa mais bonita, mais criativa, mais original, como também a maior e a menor pipa.

Mais um aumento 

lll
MAIS CARA | Gasolina em Roraima sofreu dois reajuste em uma semana. 

Uma semana depois do reajuste nos preços da gasolina os consumidores roraimenses foram surpreendidos com um novo reajuste médio de 6% nas bombas, segundo levantamento de preços realizado semanalmente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

O resultado mostra que foram repassados quase que integralmente os 6% elevados pela estatal nas refinarias.

A pesquisa da ANP mostra que o preço médio do litro da gasolina nas bombas saiu de R$ 3,48 na semana de 27 de setembro a 3 de outubro para R$ 3,67 na semana de 4 a 10 de outubro.

Levantando acampamento

jjj
ACABOU? | Esta tenda que abrigava os professores grevistas foi desmontada.

Um indício de que a greve dos professores chegou ao fim, 60 dias depois: foi desmontada a estrutura (tenda e equipamento de som) que estava erguida na Praça do Centro Cívico.

Os professores e o Governo arcaram a quinta-feira, 15, uma última rodada de reuniões para que as negociações entre os dois lados sejam finalizadas.

Mas um impasse ainda nesse jogo de empurra: o Governo informou que vai cortar do salário dos professores grevistas os dias faltosos. E os professores ameaçam que se isso ocorrer não vão repor as aulas perdidas.

Campeão de estupros

Roraima é o estado com a maior taxa de estupros do país, de acordo com números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública referentes ao ano passado. Foram verificados 276 estupros em 2014, o equivalente a uma média de 55,5 casos a cada 100 mil habitantes. Segundo o anuário, houve outras 52 tentativas de estupro em Roraima no ano de 2014.

Embora ainda seja proporcionalmente o estado onde há maior índice de estupros, Roraima teve 29 casos a menos do que em 2013, quando registrou 302 ocorrências do tipo.

Na outra ponta, está o Espírito Santo com a menor taxa: 6,1. Só outros três estados têm uma taxa inferior de 10 a cada 100 mil: Rio Grande do Norte (8,7), Goiás (9,4) e Minas Gerais (7,1).

Lixo no rios

lll
ENTULHO | A Caer recolheu mais de 1,5 tonelada de lixo das praias boavistenses.

Visitadas por funcionários da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, as praias do rio Branco e do rio Cauamé mostraram como seus frequentares não têm o menor respeito pelo meio ambiente. Foi colhida mais de uma tonelada de lixo e entulho deixados pelos banhistas deseducados.

A campanha “Caer nos Rios” está apenas em sua segunda etapa e mais uma vez constatou que a cada dia aumenta a qualidade de lixo deixado em suas margens.

A ação de limpeza que teve início há três meses, é realizada uma vez por mês e já retirou dos rios da capital cerca de 3,5 toneladas de lixo que são descartados e jogados na água.

llll
WI FI LIBERADO | Jovens se divertem na Praça Germano Sampaio enviando fotos do local para os amigos.

BOA VISTA ONLINE | Sempre conectado! Esse é um dos objetivos do Boa Vista Online, que disponibiliza internet de graça nas principais praças da cidade. Inclusive no Parque Augusto Germano Sampaio, que tem programação especial neste final de semana: O Festival dos Pioneiros. Só no primeiro dia da festa, quinta-feira, 8, mais de mil pessoas conectaram seus smartphones no wi-fi da Germano. Muitos fizeram postagens sobre a festa e usaram a hashtag #EuAmoBoaVista. O Boa Vista Online é um projeto da Prefeitura de Boa Vista, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inclusão Digital. A prefeita Teresa Surita pretende expandir para outras praças e espaços públicos.

Caburaí ao Chuí

Palmas para os Correios: lançou uma campanha em nível nacional para certificar a eficiência das entregas pelo sistema Sedex, hoje um dos seus melhores produtores.

E no texto um selecionador de encomendas diz: ‘aqui nós entregamos tudo rapidinho do Oiapoque (Amapá) ao Chuí (Rio Grande do Sul”.

De bate pronto outro servidor rebate: ‘estais atrasado amigo, entregamos desde o Caburaí (Roraima) ao Chui’.

Tudo no vermelho

llll
ESPETÁCULO | A cor do Palácio é rosa, mas o governo está mesmo é no vermelho.

Simplesmente especular, uma obra de arte, a iluminação em tom cor rosa do Palácio Senador Hélio Campos, concebida em alusão ao ‘Outubro Rosa’, campanha ao combate do câncer de mama.

A ideia é sensibilizar a população sobre os cuidados e a prevenção, bem como alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Mas de que adianta cintilar a sede do governo se as coisas na educação, saúde pública, infraestrutura, geração de renda e emprego, segurança pública, sistema prisional encontram-se no vermelho? Um baita contrassenso…

llll
Aos pioneiros | As tradições gaúchas e nordestinas ganharam destaque na arena do Festival dos Pioneiros e mostraram quão ricas e distintas são essas manifestações. Os grupos de dança “Invernada Artística do CTG” e “Cangaceiros do Thianguá” causaram admiração nas mais de duas mil pessoas presentes. Em comum, as duas culturas contam histórias de casais apaixonados.

CONTATOS: www.peronico.com.br – e-mail: peronico.27@gmail.com – Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts