AgrofestBV 2019: o sucesso da agricultura familiar na zona rural de Boa Vista.

Compartilhe nosso conteúdo!

A Coluna de Hoje | Publicada 00h06

As famílias foram apreciar o sucesso da Agrofest. Fotos | Andreza Mariot

A AgrofestBV 2019, a Festa da Agricultura Familiar, chegou ao fim no sábado, 27, revelando-se um sucesso absoluto. O projeto embrionário de 2018 deu lugar a um evento de proporções bem maiores, atraindo grandes marcas, novas pesquisas e produtores potenciais que estão transformando os lavrados de Roraima em uma fronteira agrícola promissora.

A iniciativa das cooperativas e associações de agricultores familiares do Assentamento Nova Amazônia, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, reuniu mais de três mil pessoas nos três dias do evento, que aconteceu na Associação Elifas Levi Veloso Filho, zona rural do município.

Muito aprendizado e novas oportunidades marcaram a 2ª edição do evento. Por meio de cursos, palestras, oficinas, exposições, campos experimentais, rodadas de negócios e minicursos, os agricultores, empresários do setor agrícola e pesquisadores adquiriram conhecimentos únicos que vão contribuir ainda mais o cultivo nas lavouras.

Mais de 100 agricultores participaram das atividades por dia.  Nos Campos experimentais, os visitantes conferiram a produção agrícola do município por meio da exposição de produtos como verduras, milho, soja, mel, pimenta, farinha de mandioca e batata-doce e outros.

Foram disponibilizadas também palestras e oficinas de instituições parceiras como o Sebrae, Embrapa e Senar, para que os agricultores aumentassem o conhecimento sobre como produzir com qualidade.  

‘Um avanço fatástico’, diz Teresa

Teresa destacou o avanço da agricultura familiar.

A prefeita Teresa Surita destacou que com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, a agricultura familiar na zona rural da capital teve um avanço fantástico nos últimos anos.

Teresa disse que da Agricultura Familiar celebra os bons frutos do trabalho desenvolvido por comunidades indígenas do município, principalmente a partir da criação da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas. “A produtividade no campo aumentou consideravelmente, gerando renda aos pequenos e médios agricultores”, disse ela.

Teresa falou ainda do alcance do evento, não somente no estado, mas no Brasil. “Este ano tivemos a participação de várias empresas, grandes no país e que hoje conhecem a realidade de Boa Vista e a nossa capacidade de produção. Com isso, temos a condição de melhorar, incentivar e gerar alimentos e, consequentemente, movimentar a economia local”, comentou.

Fazendo uma comparação com o ano anterior, de 70 sacas de milho produzidas, avançamos para 180 em 2019. Isso mostra também que o acompanhamento é necessário para um resultado melhor. A batata-doce bateu recorde, temos um diferencial na produção da farinha. As mulheres indígenas produzindo pimenta e ainda temos o feijão e a soja. Todos estão com níveis de produtividade elevados”, disse Teresa Surita.

Nicoletti, o vendedor de ilusões

Nicoletti que apoio dos Bolsonaro para disputar Governo.

Patrulheiro rodoviário que se tornou deputado Federal, Antônio Carlos Nicoletti (PSL) vende em Brasília a ilusão de que vai se candidatar a governador de Roraima em 2022.

Nicoletti está pregando no clã dos Bolsonaro que tem chances reais de suceder Antônio Denarium, mas para isso precisa do apoio do presidente e da família dele.

Em contrapartida Nicoletti promete abrir as portas de Roraima para que o filho problemático do presidente, Carlos Bolsonaro, atual vereador no Rio de janeiro, possa se candidatar ao Senado por aqui.

Mas Nicoletti quer mais: tomar o PSL, atualmente sob domínio de Denarium, para ter a garantia de que concorrerá ao Governo sem necessidade de disputar a caga dentro do Partido.

Falar de sucessão? Agora não…

Para Jucá, discussão sobre sucessão só no ano que vem.

Presidente nacional do MDB e líder do grupo político em Roraima que abriga sua figura mais proeminente, a prefeita Teresa Surita, o ex-senador Romero Jucá disse à coluna que só vai discutir sucessão municipal no ano que vem.

“O foco agora é apoiar a prefeita Teresa, concluir os projetos e as obras em curso e finalizar este ano bem, com muitas realizações”, disse ele.

Segundo Romero, ao contrário do que estão espalhando, ele e Teresa vão participar sim de todo do processo sucessório, do começo ao fim, com a escolha do nome a ser trabalhado e todo o apoiamento na estrutura de campanha.

“Estaremos envolvidos de corpo e alma na campanha”, disse Jucá.

Denaium vs. Pazzuelo: rota de colisão

Denarium estaria insatisfeito com comentários de Pazuello.

Não chamem para a mesma sala o governador Antônio Denarium e o general de divisão Eduardo Pazuello, atual coordenador da Operação Acolhida, que administra a migração venezuelana.

Uma fonte graúda do núcleo mais próximo de Denarium, confirmou que o que até então conhecido como boatos, evidencia-se como verdade. Denarium e Pazuello estão em rota de colisão.

O general, que já foi homem de confiança de Denarium, inclusive comandou a Sefaz no momento mais crítico da gestão atual, andou tagarelando em Brasília, inclusive com declarações nada republicana de que em Roraima “a corrupção grassa”. É até compreendido que o general tenha dito isso, mas como ele generalizou, Denarium sentiu-se acertado.

Mas o que piorou a relação entre ambos é que partiu de Pazuello a articulação para o governo federal repassasse para o Exército e não para o Estado, os milhões que são enviados para cá, para pagar despesas com venezuelanos refugiados em Roraima.

Novas tecnologias | As novas tecnologias já fazem parte da vida das pessoas, e para introduzir essa inovação no cotidiano dos alunos da Escola do Legislativo, os profissionais da área de informática da Assembleia Legislativa de Roraima participaram, do curso de Introdução à Educação Tecnológica. Como trabalho de conclusão.O curso foi direcionado a professores de informática da Escola do Legislativo, da capital e do interior, do programa Abrindo Caminhos e servidores da Tecnologia da Informação do Poder Legislativo. O conhecimento adquirido será ampliado para a comunidade após a implantação de um laboratório de robótica na instituição. O curso foi ministrado pelo professor Danilo Wille, que apresentou materiais para o desenvolvimento dos robôs. “Minhas aulas foram 80% práticas. Dei um pontapé inicial e apresentei os materiais para eles darem uma lida e assim dar um start para depois colocarem a mão na massa”, disse Danilo.

Mais Médicos: nova versão

O programa vai se batizado de Médicos pelo Brasil.

O programa “Médicos pelo Brasil”, que substituirá gradativamente o Mais Médicos e deve ser lançado nesta semana, prevê um bônus no salário dos profissionais de acordo com indicadores de desempenho.

“O desempenho vai ser um ‘plus’. Quando o médico fizer a especialização, vamos ter um plano de saúde e os indicadores prioritários dessa comunidade. A transformação desses indicadores será um exemplo”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O ministro não quis falar qual será o valor, mas assegurou que a quantia é maior do que o total pago hoje pelo Mais Médicos, de R$ 11,8 mil.

“Vamos ter um olhar maior para o que chamo de Brasil profundo, para as áreas vulneráveis. É um programa que vai chegar muito no Nordeste, na região Norte e na periferia das cidades”, explicou Mandetta.

CONTATOS DO AUTOR

www.peronico.com.br – emails: peronico.27@gmail.com / blogdoperonico@gmail.com / expeditoperonico@gmail.com Facebook: Peronnico Expedito – Blog do Expedito Peronnico.

Compartilhe nosso conteúdo!
By peronico

Expedito Perônico, jornalista e colunista de política. Este blog cobre os bastidores do poder em Roraima e em Brasília. Já atuei nos principais veículos de comunicação de Roraima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts